A Influência da Psicopedagogia na Aprendizagem dos Alunos da Escola Municipal João Felix de Abreu: Um Estudo de Caso
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1142Keywords:
Psicopedagogia, Atuação e intervenção, Aluno, Aprendizagem, Escola.Abstract
No complexo processo que envolve a aprendizagem, revela-se significante a atuação preventiva do psicopedagogo no contexto escolar, onde muitas informações e vários aspectos têm que ser observados e analisados. Ter conhecimento de como o aluno constrói o seu saber, compreender as dimensões das relações com a escola, com os professores, com o conteúdo e relacioná-los aos aspectos afetivos e cognitivos, permitindo um fazer mais fidedigno ao psicopedagogo. Deve-se considerar que o desenvolvimento do aprendente se dá de forma harmoniosa e equilibrada nas diferentes condições orgânica, emocional, cognitiva e social. Trata-se de uma pesquisa de enfoque qualitativo, indutivo, um estudo de caso, que tem por objetivo analisar a influência que tem a psicopedagogia na aprendizagem dos alunos da escolamunicipal João Felix de Abreu, localizada na cidade de Araripina, Pernambuco, Brasil.
Downloads
References
BOSSA, Nádia A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre,Artes Médicas, 2000.
CASARIN, Nelson Elinton Fonseca; RAMOS, Maria Beatriz Jacques. Família e aprendizagem escolar. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 24, n. 74, p. 182-201, 2007 .
CASTRO, Luciana Maria Cerqueira. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27., Caxambu, 2004. Anais... Caxambu: ANPEd, 2004. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra (Coleção Leitura), 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo:Corez,2004.
LÜCK, H. et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2005. 159 p., il. ISBN 85-326-3121-5.
RAUEN, F. J. Roteiros de investigação científica. Tubarão: Unisul, 1999/2002.
SCOZ, Beatriz. Psicopedagogia e realidade escolar. 13ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007.
SEBER, M. G. Psicologia do pré-escolar: uma visão construtivista. São Paulo: Moderna, 1995.
SOLE, I. Orientação educacional e intervenção psicopedagógica. Porto Alegre: ARTMED, 2000.
TANAMACHI, E. R., & Meira, M. E. M. (2003).A atuação do psicólogo como expressão do pensamento crítico em Psicologia e Educação. São Paulo: Casa do Psicólogo
WEISS, Maria Lucia. Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de Aprendizagem Escolar, Rio de Janeiro-,RJ: DP&A, 2008.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.