Motivação e ensino na Gestão Pública: um estudo de caso entre os estudantes de pós-graduação a distância da Univasf do polo de Salgueiro – PE.

Authors

  • Hesler Piedade Caffe Filho Univasf
  • Neylla Luzia Matias Lima UNIVASF
  • Pricila Dayane dos Santos Martins UNIASF

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1122

Keywords:

Motivação, Ensino Superior, Gestão Pública

Abstract

O presente estudo teve como objetivo analisar a dentre os alunos de uma pós-graduação na modalidade ead, ofertada pela Univasf, sendo necessário entender que a realização de um curso seja ele presencial ou EAD, possuí diferentes perspectivas para cada indivíduo. O tema motivação e ensino a distância nos abriu um espaço para uma busca de respostas a uma problematização que envolve alunos, a motivação em cursar uma pós-graduação na modalidade à distância e o contato com a gestão pública. Para tanto fez-se uso de questionários no público-alvo, a fim de averiguar a real situação do curso diante da motivação, satisfação e agregação de conhecimento para adequação ao mercado de trabalho. Por fim , pode-se revelar que a pesquisa mostrou resultados satisfatórios no tocante a motivação dos estudantes diante da dificuldades do ensino ead, onde mesmo assim fica visível a necessidade de pequenos ajustes para minimizar a evasão escolar dentro do campo da modalidade ead.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Hesler Piedade Caffe Filho, Univasf

 Professor Ms. da disciplina de Comportamento Organizacional na Pós- graduação EAD em Gestão Pública pela UNIVASF.

   EMAIL: [email protected]

Neylla Luzia Matias Lima, UNIVASF

Bacharela em Administração pela UFRPE-UAST. Pós-graduanda em Gestão Pública pela UNIVASF

 

 

Pricila Dayane dos Santos Martins, UNIASF

Bacharela em Administração pela UFRPE-UAST. Pós-graduanda em Gestão Pública pela UNIASF.

   EMAIL: [email protected]

References

CARVALHO, P. A. S.; TORRES, K. A.; BORBA, E. L.; MARTINS, P. L. ANALISE DA GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/33022365.pdf.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações / Idalberto Chiavenato - 7. ed. rev. e atual. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 - 6' reimpressão.

_________________. I. Administração de Empresas. Uma abordagem contingencial. São Paulo: McGraw-Hill, 1982.

_________________. I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

FILHO, C.C.M.; FERREIRA, E. P.; SALGADO, F. H. M.; BARUEL, L. G.; LIMA, W. C.; MASCARENHAS, C. C. MOTIVAÇÃO: UMA FERRAMENTA DE GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES. Disponível em : http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/RE_0102_0412_01.pdf.

FREITAS, A. L. P.; SOUZA, R. G. B. Um modelo para avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho em universidades públicas. Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Mestrado em Engenharia de Produção Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil. Recebido: Agosto, 2008 / Aceito: Agosto, 2009. Disponível em: http://www.academia.edu/4143177 /Qualidade_de_Vida_no_Trabalho_do_tecnicoadministrativo_em_IES_publicas_uma_analise_exploratoria.

GÜNTHER, H. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão?. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/ptp/v22n2/a10v22n2.pdf.

LIMA, M. A. A.; AS, E. M. O.; PONTO, A. C. PERFIL E DIFICULDADES DO ALUNO DA EAD: O CASO DO CURSO DE BACHARELADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Disponível em: http://esud2014.nute.ufsc.br/anais-esud2014/files/pdf/128198.pdf.

LIMA, N. L. M.; NASCIMENTO, V. N. S.; MARTINS, P. D.; MENESES, E. R. A.; PEREIRA, M. E. S.; QUEVEDO, A. P. F. MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE), DA UNIDADE ACADEMICA DE SERRA TALHADA –PE. Disponível em: http://www.convibra.com.br/upload/paper/2014/34/2014_34_9229.pdf.

MORETTI, S.; TREICHEL, A. Qualidade de vida no trabalho x Auto Realização Humana. Instituto Catarinense de Pós-Graduação – www.icpg.com.br. Disponível em: http://www.posuniasselvi.com.br/artigos/rev03-12.pdf.

OLIVEIRA, P. R.; OESTERREICH, S. A.; ALMEIDA, V. L. Evasão na pós-graduação a distância: evidências de um estudo no interior do Brasil. Disponível em : http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022017005010105&script=sci_arttext.

PAULA, H. C.; LIMA, M. A.; OLIVEIRA, L. B.; BRITO L. M.; A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO A DISTÂNCIA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UFOP NA GESTÃO PÚBLICA. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75158.

VIEIRA, L. A. ENTRE O REAL E O VIRTUAL: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) COMO ESPAÇO PARA O EDUCAR (APRENDER E ENSINAR) PELA PESQUISA. Disponível em: http://www4.pucsp.br/gepi/downloads/RESUMO_DISSERTACOES_GEPI/2011_TESE_LEOCILEA.pdf

Published

2018-05-30

Issue

Section

Artigos