Redação do ENEM não é Bicho-papão
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1107Keywords:
Redação, Ensino Médio, Projeto de extensãoAbstract
Resumo: A redação exigida no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, constitui condição essencial para adentrar no Ensino Superior. Representa uma dificuldade na vida de muitos estudantes. Ler e escrever consistem em ações que necessitam deorientação adequada para serem aprendidas, de forma a se apropriarem de recursos que o levem a uma escrita consciente. O objetivo do presente estudo foi apresentar resultados do projeto de extensão intitulado “Leitura e produção de textos no ENEM: construindo saberes linguísticos”, desenvolvido no em 2016, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- Campus Cajazeiras, através do PROBEXT. Os resultados levaram a crer que, as ações emanadas deste projeto foram produtivas no sentido de uma contribição para a formação de uma consciência linguística, do ponto de vista crítico-reflexivo, e do uso da língua escrita. Aprender e compreender como funcionam estes mecanismos da língua, de forma consciente, oportunizou aos alunos a construção de parâmetros para o texto dissertativo-argumentativo, fato este refletido nos resultados quantitativos e comparativos das versões 2015 e 2016 da prova do Exame Nacional do Ensino Médio.
Downloads
References
ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
FERRAREZI JR., Celso. Semântica para a educação básica. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
INEP. Manual de redação do ENEM 2016: guia do participante. São Paulo: Brasil/INEP, 2016. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/ enem/guia_participante /2016/manual_de_redacao_do_enem_2016.pdf. Acesso em 05/03/2017.
JOLIBERT, Josette; SRAIKI, Christine. Caminhos para aprender a ler e escrever. 2.ed. São Paulo: Contexto: 2011.
MARCUSCHI, L.A. Cognição, linguagem e práticas interacionais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
RONCARATI, Cláudia. As cadeias do texto: construindo sentidos. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.