Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: Desafios e Possibilidades no Espaço Escolar

Autores

  • Cineide Maria Benício FACHUSC
  • Aurelania Maria de Carvalho Menezes FACHUSC

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i38.969

Palavras-chave:

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Aprendizagem, Práticas Pedagógicas.Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Práticas Pedagógicas.

Resumo


Resumo: O presente trabalho abordou a vida do aluno com TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de procedimento bibliográfico, com base em estudos relevantes de teóricos conceituados e objetivou compreender e explicar elucidativamente as questões inerentes ao TDAH. Buscou conhecer os problemas enfrentados pelos alunos com o transtorno, suas dificuldades em aprendizagem devido sua incapacidade de concentração, os desafios e as possibilidades que o professor enfrenta dentro da sala de aula para fazer com que este aluno desenvolva no aprendizado. Evidenciou-se que a participação da família e da escola em trabalho conjunto para a efetivação do ensino e aprendizado gera resultados importantes e positivos para o sujeito com TDAH. A importância do diagnóstico logo nas series iniciais pode contribuir para um tratamento exitoso. Mostrou algumas práticas pedagógicas de professores que lindam na sala de aula com o aluno com TDAH e a rica colaboração do professor no processo da aprendizagem da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMORIM, Cacilda. O TDAH tem cura? Disponível em ttps://dda deficitdeatencao.com.br/ artigos/tdah-tem-cura.html

BARCKEY, Russeal. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade(TDAH). Porto Alegre: ARTMED 2002

__________. ADHD and the nature of self-control. New York: The Gilford Press, 1997.

__________. History. In: Attention Deficit Hyperactivity Disorder: A handbook for diagnosis and treatment. Guilford Press, 1998, 3 - 55.

BEATRIZ, Ana Beatriz B. Silva. Mentes Inquietas. Rio de Janeiro:OBJETIVA LTDA,2009

BENCZIK, Edyleine Bellini Peroni. Transtorno de Deficit de Atenção/Hiperatividade : Atualização diagnóstica e terapêutica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

BROWN, TE. Transtorno de Déficit de atenção. Porto Alegre.2007

CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE DOENÇAS (CID – 10). Organização Mundial de Saúde, Universidade de São Paulo, 1994.

DSM-IV-TRTM. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais, 4ª ed. Rev. Porto Alegre: Artmed, 2002.

DSM-V,AMERICAM PsychatrickAssociaton- Manual de diagnóstico e estatístico de distúrbios mentais. 5º Ed. Editora Artes Medicas

DUPAL, STONER, George J. Dupaul,Gary Stoner. TDAH nas escolas. SãoPaulo: M. BOOKS.2007.

FILHO, Dinizar de Araújo. Entrevista: Hiperatividade. Petrópolis. 2003.

MATTOS, Paulo. No Mundo da Lua. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DÉFICIT DE ATENÇÃO,2007.

PANTOJA, D. O Processo de Aprendizagem: A Construção do Conhecimento. In: WAJNSZTEJN, R. Dificuldades escolares: um desafio superável. São Paulo: Editora Ártemis, 2005.

PHELAN, T. W. - TDA/TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: Sintomas, Diagnósticos e Tratamento, São Paulo, M. Books do Brasil Editora LTDA, 2005.

ROHDE, LUIS & HALPERN, RICARDO. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: atualização. Jornal de Pediatria, v. 80, n. 2, Abril 2004.

Id on Line Rev. Mult. Psic. V.11, N. 38., 2017 - ISSN 1981-1179

Edição eletrônica em http://idonline.emnuvens.com.br/id

SILVIA MARIA, Ciasca, Transtorno do TDAH, Unicamp

TONELOTTO JM. Aspectos Acadêmicos e sociais do Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade. São Paulo: Casa do Psicologo,2003

Downloads

Publicado

2017-11-30

Edição

Seção

Comment