Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: Desafios e Possibilidades no Espaço Escolar
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v11i38.969Palavras-chave:
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Aprendizagem, Práticas Pedagógicas.Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Práticas Pedagógicas.Resumo
Resumo: O presente trabalho abordou a vida do aluno com TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de procedimento bibliográfico, com base em estudos relevantes de teóricos conceituados e objetivou compreender e explicar elucidativamente as questões inerentes ao TDAH. Buscou conhecer os problemas enfrentados pelos alunos com o transtorno, suas dificuldades em aprendizagem devido sua incapacidade de concentração, os desafios e as possibilidades que o professor enfrenta dentro da sala de aula para fazer com que este aluno desenvolva no aprendizado. Evidenciou-se que a participação da família e da escola em trabalho conjunto para a efetivação do ensino e aprendizado gera resultados importantes e positivos para o sujeito com TDAH. A importância do diagnóstico logo nas series iniciais pode contribuir para um tratamento exitoso. Mostrou algumas práticas pedagógicas de professores que lindam na sala de aula com o aluno com TDAH e a rica colaboração do professor no processo da aprendizagem da criança.
Downloads
Referências
AMORIM, Cacilda. O TDAH tem cura? Disponível em ttps://dda deficitdeatencao.com.br/ artigos/tdah-tem-cura.html
BARCKEY, Russeal. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade(TDAH). Porto Alegre: ARTMED 2002
__________. ADHD and the nature of self-control. New York: The Gilford Press, 1997.
__________. History. In: Attention Deficit Hyperactivity Disorder: A handbook for diagnosis and treatment. Guilford Press, 1998, 3 - 55.
BEATRIZ, Ana Beatriz B. Silva. Mentes Inquietas. Rio de Janeiro:OBJETIVA LTDA,2009
BENCZIK, Edyleine Bellini Peroni. Transtorno de Deficit de Atenção/Hiperatividade : Atualização diagnóstica e terapêutica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
BROWN, TE. Transtorno de Déficit de atenção. Porto Alegre.2007
CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE DOENÇAS (CID – 10). Organização Mundial de Saúde, Universidade de São Paulo, 1994.
DSM-IV-TRTM. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais, 4ª ed. Rev. Porto Alegre: Artmed, 2002.
DSM-V,AMERICAM PsychatrickAssociaton- Manual de diagnóstico e estatístico de distúrbios mentais. 5º Ed. Editora Artes Medicas
DUPAL, STONER, George J. Dupaul,Gary Stoner. TDAH nas escolas. SãoPaulo: M. BOOKS.2007.
FILHO, Dinizar de Araújo. Entrevista: Hiperatividade. Petrópolis. 2003.
MATTOS, Paulo. No Mundo da Lua. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DÉFICIT DE ATENÇÃO,2007.
PANTOJA, D. O Processo de Aprendizagem: A Construção do Conhecimento. In: WAJNSZTEJN, R. Dificuldades escolares: um desafio superável. São Paulo: Editora Ártemis, 2005.
PHELAN, T. W. - TDA/TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: Sintomas, Diagnósticos e Tratamento, São Paulo, M. Books do Brasil Editora LTDA, 2005.
ROHDE, LUIS & HALPERN, RICARDO. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: atualização. Jornal de Pediatria, v. 80, n. 2, Abril 2004.
Id on Line Rev. Mult. Psic. V.11, N. 38., 2017 - ISSN 1981-1179
Edição eletrônica em http://idonline.emnuvens.com.br/id
SILVIA MARIA, Ciasca, Transtorno do TDAH, Unicamp
TONELOTTO JM. Aspectos Acadêmicos e sociais do Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade. São Paulo: Casa do Psicologo,2003
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.