Pensando a construção de uma escola inclusiva

Autores

  • Lauro Araújo Mota
  • Geandra Cláudia Silva Santos

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v3i10.96

Palavras-chave:

Educação Especial, Escola Inclusiva, Gestão Democrática

Resumo

Refletir sobre como a escola pode se modificar para proporcionar acesso, permanência e sucesso a todos os alunos indistintamente, surge como um dos grandes desafios da educação no século XXI. Construir uma escola inclusiva onde a preocupação central e inalienável seja a aprendizagem de Todos requer amplas e profundas modificações em todos os âmbitos sociais e principalmente nos sistemas de ensino que deverão se adaptar para criar todas as condições necessárias para que a escola cumpra sua função social de produtora e socializadora da cultura e do conhecimento, repensando e construindo novas formas de ensinar onde o Projeto Político Pedagógico e as práticas de gestão escolar participativa se tornam um dos principais instrumentos de inclusão, principalmente dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Assim, o texto analisará a inclusão educacional a partir das categorias referentes ao movimento inclusivo, a gestão democrática e a participação dos sujeitos da escola no processo inclusivo (professores, alunos, pais, comunidade escolar) a luz da políticas públicas e das legislações em vigor no país. Pretende-se dessa forma lançar questões ao debate, favorecendo as discussões e estimulando a construção de estratégias inclusivas.

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Publicado

2009-01-18

Edição

Seção

Artigo Original