Desenvolvimento da leitura e da escrita através do programa alfabetização na idade certa - PAIC
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v3i10.95Palavras-chave:
leitura, escrita, metodologia educacional, habilidade.Resumo
O presente estudo tem a finalidade de discutir o processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita dentro do Programa Alfabetização na Idade Certa - PAIC, alicerçado pelo estudo de diferentes autores relacionados ao processo de alfabetização. Esta proposta pedagógica refere-se ao ensino estruturado e sistematizado da leitura e da escrita, basicamente na classe de alfabetização. Refletimos que o desenvolvimento da leitura e da escrita não se limitam ao ensino de uma mera decodificação de símbolos ou signos, mas sobretudo, envolve uma concepção bem mais ampla no processo de apreensão e compreensão do mundo em que vivemos. Trata-se de uma rica fonte documental sobre o processo de aquisição da leitura e da escrita através de novas metodologias educacionais, assunto que deve ser cotidianamente discutido, dadas as modificações técnicas e tecnológicas que tem surgido em nível global, nesta área do conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.