Um novo olhar para a Matemática: Novos métodos de ensino
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v11i38.948Palavras-chave:
Ensino da Matemática, Novas Possibilidades, Conhecimento, Ferramenta de auxílioResumo
Este artigo tem por objetivo mostrar o quanto o Ensino da Matemática vem evoluindo nos últimos tempos, fazendo um comparativo da matemática de antes com a matemática da atualidade. Trazendo à tona novas formas e novas possibilidades para ensinar a matemática assim sendo mais bem aplicada e melhor entendida. Dentro dessa perspectiva entende-se que a matemática está presente em toda a parte e em todos os campos de conhecimento, porém muitos têm dificuldade em entendê-la e principalmente em apreciá-la, dificultando seu uso como ferramenta de auxílio fundamental para a formação de um cidadão crítico e reflexivo.
Downloads
Referências
BAGESTÃO, Adriane Lenhard. Uso da informática na matemática. 2012. 51 p. Monografia de Licenciatura em Matemática. Faculdade de Itapiranga, Itapiranga, SC, 2012.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria á prática. Campinas, SP: Papirus, 1996, p. 17-28. Coleção Perspectivas em Educação Matemática.
GANDIN, Danilo. Planejamento: Como Prática Educativa. 8. ed. São Paulo: Loyola, 2007.
GURGEL, Célia Margutti do Amaral. Em busca da melhoria da qualidade do ensino de Ciências e Matemática: ações e revelações. Minas Gerais, 1995.
LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011.
MIORIM, Maria Ângela. Introdução à história da matemática. São Paulo: Atual, 1998.
MUNIZ C. A. Brincar e jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010
SANT’ANNA, Ilsa Martins. Por que avaliar?: como avaliar? Critérios e instrumentos. 13. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
SELBACH, Simone et al. Matemática e Didática. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de ensino- aprendizagem e Projeto político - pedagógico. 17. ed. v. 1. São Paulo: Libertar Editora, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.