Um novo olhar para a Matemática: Novos métodos de ensino

Edjani Maria da Silva, Cicera Raquel de Melo Viana

Resumo


Este artigo tem por objetivo mostrar o quanto o Ensino da Matemática vem evoluindo nos últimos tempos, fazendo um comparativo da matemática de antes com a matemática da atualidade. Trazendo à tona novas formas e novas possibilidades para ensinar a matemática assim sendo mais bem aplicada e melhor entendida. Dentro dessa perspectiva entende-se que a matemática está presente em toda a parte e em todos os campos de conhecimento, porém muitos têm dificuldade em entendê-la e principalmente em apreciá-la, dificultando seu uso como ferramenta de auxílio fundamental para a formação de um cidadão crítico e reflexivo.

 

 

 


Palavras-chave


Ensino da Matemática, Novas Possibilidades, Conhecimento, Ferramenta de auxílio

Texto completo:

PDF

Referências


BAGESTÃO, Adriane Lenhard. Uso da informática na matemática. 2012. 51 p. Monografia de Licenciatura em Matemática. Faculdade de Itapiranga, Itapiranga, SC, 2012.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria á prática. Campinas, SP: Papirus, 1996, p. 17-28. Coleção Perspectivas em Educação Matemática.

GANDIN, Danilo. Planejamento: Como Prática Educativa. 8. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

GURGEL, Célia Margutti do Amaral. Em busca da melhoria da qualidade do ensino de Ciências e Matemática: ações e revelações. Minas Gerais, 1995.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011.

MIORIM, Maria Ângela. Introdução à história da matemática. São Paulo: Atual, 1998.

MUNIZ C. A. Brincar e jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010

SANT’ANNA, Ilsa Martins. Por que avaliar?: como avaliar? Critérios e instrumentos. 13. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

SELBACH, Simone et al. Matemática e Didática. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de ensino- aprendizagem e Projeto político - pedagógico. 17. ed. v. 1. São Paulo: Libertar Editora, 2007.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v11i38.948

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: