Reflexões sobre a educação especial no município do Crato
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v3i10.93Palavras-chave:
Direito. Necessidades Educacionais Especiais. Inclusão.Resumo
Muito tem se falado a respeito dos direitos e necessidades das pessoas com necessidades educacionais especiais. Porém, percebe-se que a pessoa portadora de deficiência tem encontrado grandes obstáculos para a sua aceitação e participação na sociedade. É necessário refletir sobre a realidade da inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais como um todo, bem como o que ainda está impedindo ou dificultando a presença ou permanência destes sujeitos no meio escolar regular. O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a realidade da educação especial no município do Crato-CE. Os professores de escolas onde há educação básica inclusiva, participaram da pesquisa, através de entrevistas individuais. Os resultados mostraram que ainda permanece o preconceito com relação a inclusão, por desconhecimento acerca da realidade desses alunos. Também observou-se que uma maior preparação do professorado quanto a aspectos metodológicos do trabalho com Portadores de Necessidades Especiais, certamente contribuiria para uma melhoria do processo ensino-aprendizagem destes alunos.
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