Uma Análise da Aprendizagem da Matemática na Educação

Autores

  • Janiere Ribeiro de Souza Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC
  • João Everaldo Alves Felizardo Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i38.922

Palavras-chave:

Jogos Matemáticos. Brincadeiras. Aprendizagem.Estratégias.

Resumo

Este artigo busca mostrar os processos de aprendizagem da matemática na educação infantil. Desta forma, procuramos discutir estratégias para uma pedagogia que valorize os jogos matemáticos. No âmbito da Educação Infantil, o jogo estimula o desenvolvimento de suas atividades cognitivas e manipulativas. Em função disso percebemos que a ludicidade é de grande importância para o futuro dos mesmos, pois ela propõe um grande avanço intelectual. Os jogos e brincadeiras desperta na criança um bom nível de conhecimento, sendo este de grande favorecimento para uma educação de qualidade..Para atingir os objetivos propostos em explorar ideias referentes aos números utilizados tratar-se-á como base da reflexão as teorias dos seguintes pensadores: Kishimoto (2009), DIAS (2010), BICUDO (1999).

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janiere Ribeiro de Souza, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC


 

Referências

ALSINA, i Pastells, Àngel. Desenvolvimento de competências matemáticas com recursos lúdico- manipulativos: para crianças de 6 a 12 anos: Metodologia/ Curitiba: Base Editora, 2009.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

___________. Jogos infantis: O jogo a criança e a educação. Petrópolis: Vozes, 1993

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Referencial curricular nacional para a educação infantil: formação pessoal e social. Brasília: MEC/SEF, v.01 e 02.1998.43p.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf>. Acesso em 05 de outubro de 2017.

BICUDO, M.A.V. Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: EDNESP, 1999.

BRASIL. Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil – PROINFANTIL- (Org.) Karina Rizek Lopes, Roseane Pereira Mendes, Vitória Líbia Barreto de Faria. Brasília/MEC/SEB/SEED, v.02, unidade 5, 2005 43p.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 10. Ed. São Paulo: Editora Cortez. 2007.

__________. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática .In:KISHIMOTO,T.M(org.). Jogo, brinquedo,brincadeira e a educação. São Paulo:Cortez, 2009.

SOARES, Eduardo Sarquis. ensinar Matemática – desafios e possibilidades – Belo Horizonte: Dimensão, 2009.

Downloads

Publicado

2017-11-30

Edição

Seção

Comment