Tecnologia Assistiva para uma Escola Inclusiva: Desafios e Perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v11i38.919Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Tecnologia Assistiva. Educação Infantil. Acessibilidade. Ensino Aprendizagem.Resumo
A abordagem apresentada neste artigo tem como temática a Tecnologia Assistiva para Escola Inclusiva, a qual seu maior desafio é ofertar à acessibilidade para as pessoas com deficiência, garantindo igualdade de condições com os demais. Objetivando analisar a contribuição da tecnologia assistiva na inclusão de crianças em ambiente escolar. Este estudo torna-se propício para as atividades das crianças, com algum tipo de deficiência. A metodologia utilizada para desenvolver o presente estudo é de ordem bibliográfica e qualitativa. Os teóricos que fundamentam essa pesquisa são: Miranda (2006), Galvão (2004), Kleiman (2007), entre outras fontes. Observou-se que é de grande relevância o processo de apropriação e uso da tecnologia assistiva. A fim de melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas, para que sejam vistas de forma inclusiva diante da sociedade.
Palavras-chave:
Downloads
Referências
ANTUNES, Z.R. de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez Editora 2006.p.02, p.06.
BRASIL, Ministério da Educação Especial. Secretaria da Educação Especial. Decreto nº 6.571/2008. Brasília. MEC, São Paulo, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. MEC, 1996.
BRASIL. Lei de Diretrizes da Educação- Lei nº 9.394/96 de 12/12/2012
BRASIL, Ministério da Educação Inclusão. Revista da Educação Especial vol.4, nº1. Brasília: MEC, São Paulo, 2008.p.17-18
GALVÃO FILHO, T. A.Tecnologia Assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demandas e perspectivas. 2009. 346f. Tese (Doutorado em educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, 2009.
KLEIMAN, Ângela. Da leitura Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 8ª ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 1989
MIRANDA, Simão . Do fascínio do jogo à alegria do aprender nas séries iniciais. Campinas, SP: Papirus, 2006.p.35
PICOLLO, Nista, Vilma, Lení. Corpo em movimento na Educação Infantil. Editora Tellos. 1º Edição. São Paulo 2012. P.30
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.