Tecnologia Assistiva para uma Escola Inclusiva: Desafios e Perspectivas

Simone dos Santos Alencar, Aurenia Pereira de França

Resumo


A abordagem apresentada neste artigo tem como temática a Tecnologia Assistiva para Escola Inclusiva, a qual seu maior desafio é ofertar à acessibilidade para as pessoas com deficiência, garantindo igualdade de condições com os demais. Objetivando analisar a contribuição da tecnologia assistiva na inclusão de crianças em ambiente escolar. Este estudo torna-se propício para as atividades das crianças, com algum tipo de deficiência. A metodologia utilizada para desenvolver o presente estudo é de ordem bibliográfica e qualitativa. Os teóricos que fundamentam essa pesquisa são: Miranda (2006), Galvão (2004), Kleiman (2007), entre outras fontes. Observou-se que é de grande relevância o processo de apropriação e uso da tecnologia assistiva. A fim de melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas,  para que sejam vistas de forma inclusiva diante da sociedade.

 

Palavras-chave:


Palavras-chave


Educação Inclusiva. Tecnologia Assistiva. Educação Infantil. Acessibilidade. Ensino Aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Z.R. de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez Editora 2006.p.02, p.06.

BRASIL, Ministério da Educação Especial. Secretaria da Educação Especial. Decreto nº 6.571/2008. Brasília. MEC, São Paulo, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. MEC, 1996.

BRASIL. Lei de Diretrizes da Educação- Lei nº 9.394/96 de 12/12/2012

BRASIL, Ministério da Educação Inclusão. Revista da Educação Especial vol.4, nº1. Brasília: MEC, São Paulo, 2008.p.17-18

GALVÃO FILHO, T. A.Tecnologia Assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demandas e perspectivas. 2009. 346f. Tese (Doutorado em educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, 2009.

KLEIMAN, Ângela. Da leitura Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 8ª ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 1989

MIRANDA, Simão . Do fascínio do jogo à alegria do aprender nas séries iniciais. Campinas, SP: Papirus, 2006.p.35

PICOLLO, Nista, Vilma, Lení. Corpo em movimento na Educação Infantil. Editora Tellos. 1º Edição. São Paulo 2012. P.30




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v11i38.919

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: