A Música como atividade interativa no desenvolvimento crítico e social da Educação Infantil

Autores

  • Maria Matilde de Barros Pereira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i38.907

Palavras-chave:

Música. Linguagem. Educação infantil

Resumo

Este estudo aborda a música como meio lúdico na educação infantil, interagindo entre a escola e o aluno, facilitando o aprendizado e o desenvolvimento psicosocial por meio do lúdico, o que vai contribuir para a atividade educativa do dia a dia da criança; a música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, estando presente em todas as culturas e fazendo parte da educação desde os tempos remotos, sendo considerada como fundamental para a formação dos cidadãos, por ser uma arte com capacidade de fazer pensar e educar.  É uma das formas importantes no contexto da educação, especialmente na educação infantil, pela facilidade que ela proporciona à aprendizagem. Percebeu-se, através dessa pesquisa, que houve grande evolução na compreensão do ensino educacional e psicosocial, quando se utiliza a música de forma simples e prazerosa, beneficiando o educando e facilitando o trabalho docente em sala de aula.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Matilde de Barros Pereira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC



Referências

BRITO, Teca Alencar de - Música na educação infantil: Teca Alencar de Brito; (propostas para a formação integral da criança). – 7ª Ed. Petrópolis-RJ, 2013.

DECKERT, Marta - Educação musical: da teoria à prática na sala de aula: Marta Deckert – 1ª Ed. - São Paulo: Moderna, 2012. (cotidiano escolar: ação docente).

FRAIDENRAICH, Verônica - educação infantil, o que é importante para garantir a qualidade do atendimento na creche e na pré-escola. – (revista gestão escolar), 2012.

LOUREIRO, Alicia Maria Almeida - O ensino de música na escola fundamental: Alicia Maria Almeida Loureiro. - Campinas, SP: Papirus, 7ª Ed. 2010. - (coleção Papirus educação).

MATEIRO, Teresa - Pedagogias em educação musical/Teresa Mateiro, Beatriz Ilari, (org.) – Curitiba: Ibpex, 2011. - (série educação musical).

QUEIROZ, Tânia D. - Manual pedagógico: do educador da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. rideel editora, São Paulo: 2011.

ZAGONEL, Bernadete - Brincando com musica na sala de aula: jogos de criação musical usando a voz, o corpo e o movimento: Bernadete Zagonel. São Paulo: Saraiva 2012.

Downloads

Publicado

2017-11-30

Edição

Seção

Comment