A Ética Profissional como fator influenciador nas Organizações

Anay Furini Dias, Paloma da Silva Nitsche, Liliane Gomes de Paula, Anna Ariane Araújo de Lavor, Antônio Carlos Alves da Silva, Mariana Emídio Oliveira Ribeiro

Resumo


Este artigo buscou apresentar a importância da ética e da moral nas organizações e demonstrando sua contribuição para o sucesso empresarial. Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter, acompanhando a sociedade nos dias de hoje percebe-se a necessidade dos valores morais em todas as esferas sociais, dessa maneira ocorrendo uma redescoberta da ética num contexto social com crise de valores, falta de respeito e decoro. Para um sucesso em longo prazo, as empresas devem primar por decisões e relações que permeiam em seu íntimo a ética profissional, as empresas têm função social no desenvolvimento da comunidade e sua atuação ética lhe proporciona reconhecimento e ela se torna importante no crescimento da sociedade. Foram feitas consultas em várias fontes, livros de diferentes autores e plataformas de artigos bibliográficos, foram utilizados o método de pesquisa qualitativa e exploratória que teve como objetivo a procura de uma base de conhecimentos. A pesquisa abordada trouxe um amplo conhecimento sobre as empresas nas quais priorizam e aplicam em suma o código de ética, levando em consideração o reconhecimento e a preservação dos princípios, aumentando a confiabilidade com os indivíduos em que se relacionam.


Palavras-chave


Ética, Moral, Organizações, Sociedade

Texto completo:

PDF

Referências


ASHLEY, P. A. Ética e responsabilidade social nos negócios. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

CORTELLA, M. S. Qual é a tua obra? Inquietações, propositivas sobre gestão, liderança e ética. Petrópolis: Vozes, 2009.

CHALITA, G. Os dez mandamentos da ética. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

DENNY, A. E. Ética e Sociedade. Capivari: Opinião, 2001, p. 276

CERVO, A. L.; BERVIAN P. A.; SILVA, R. Metodologia Científica. 6. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

GERHARDT, T. E; SILVEIRA, D.T. Métodos de Pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo curso de graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

LEISINGER, K. M.; SCHMITT, K. Ética empresarial; responsabilidade global e gerenciamento moderno. Tradução de Carlos Almeida Pereira.Petrópolis: Vozes, 2001.

LISBOA, L. P. Ética geral e profissional em contabilidade. Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, direção geral Eliseu Martins. São Paulo: Atlas, 2010.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v.9 n.2, 2003.

NALINI, J. R. Ética geral e profissional. 4. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.

PASSOS, E. Ética nas organizações. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

STEERS, R. M. Antecedents and outcomes or organizational commitment. Administrative Science Quarterly, 22, 46-56, 1977.

VAZQUEZ, A. S. Ética. 15. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v11i37.849

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Anay Furini Dias, Paloma da Silva Nitsche, Liliane Gomes de Paula, Anna Ariane Araújo de Lavor, Antônio Carlos Alves da Silva, Mariana Emídio Oliveira Ribeiro

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

A ID on line. Revista de psicologia (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: