Leitura e Escrita
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v11i35.747Palavras-chave:
Leitura. Escrita. AprendizagemResumo
Este Artigo discute as teorias de Paulo Freire, Luiz Carlos Cagliari, Piaget e Vygotsky, à partir de uma análise das referidas teorias, e à luz das dificuldades e deficiências que os alunos de rede pública do ensino fundamental apresentam em relação a leitura e a escrita. Entende-se aqui, que a leitura é um processo que envolve outras habilidades além da decodificação. A leitura é um processo linguístico que acompanha o desenvolvimento da própria linguística seguindo o processo ascendente, descendente e interativo. Pode-se dizer que o significado que uma leitura tem para o leitor, é uma tradução do significado que o autor quis lhe dar, mais uma construção que envolve o texto, os conhecimentos prévios de leitura, que o aborda e seus objetivos, de acordo com os pensadores o ensino da língua portuguesa deve desenvolver no aluno a capacidade de compreender o texto como uma atividade necessária ao universo da vida social e escolar estabelecendo relação entre leitura de códigos e leitura de mundo. Para reverter o quadro apresentado do baixo índice de aprendizagem em relação aos estudos realizados, o professor deve ser um mediador que desenvolva no educando o senso crítico e sua maturidade respeitando a individualidade e a necessidade da realidade de cada um em relação ao ritmo de aprendizagem traçando caminhos que leve o educando a ser livre de preconceitos, respeitando as diversidades étnicas e variedades linguísticas. Entende-se que não desenvolvendo bons leitores, limitando-se as possibilidades de leitura de mundo quanto a realidade social. Constatou-se que a sociedade carece de profissionais competentes e compromissados que desenvolvam suas competências e habilidades, na consciência do seu papel como agentes transformadores da sociedade.
Downloads
Referências
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1991.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 27. ed. São Paulo: Cortez, 1992.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1988.
__________. Educação e mudança. 26. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
Bibliografia – VYGOTSKY, Leu S. 1989. A Formação Social da mente. São Paulo, Mantim Fontes
PALANGANA, Isilda C. 1989. Desenvolvimento e Aprendizagem: Piaget e Vygotsky: A Relação do Social numa perspectiva Internacionalista.
PALACIOS, Jesus 1995. Introdução à psicologia Evolutiva: História, conceitos Básicos e Metodologia. 9-26. O Desenvolvimento após a Adolescencia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.