Leitura e Escrita

Autores

  • Francisca Ilka Oliveira Bezerra da Costa Anne Sullivan University
  • Francisco Roberto Brito Cunha

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i35.747

Palavras-chave:

Leitura. Escrita. Aprendizagem

Resumo

Este Artigo discute as teorias de Paulo Freire, Luiz Carlos Cagliari, Piaget e Vygotsky, à partir de uma análise das referidas teorias, e à luz das dificuldades e deficiências que os alunos de rede pública do ensino fundamental apresentam em relação a leitura e a escrita. Entende-se aqui, que a leitura é um processo que envolve outras habilidades além da decodificação. A leitura é um processo linguístico que acompanha o desenvolvimento da própria linguística seguindo o processo ascendente, descendente e interativo. Pode-se dizer que o significado que uma leitura tem para o leitor, é uma tradução do significado que o autor quis lhe dar, mais uma construção que envolve o texto, os conhecimentos prévios de leitura, que o aborda e seus objetivos, de acordo com os pensadores o ensino da língua portuguesa deve desenvolver no aluno a capacidade de compreender o texto como uma atividade necessária ao universo da vida social e escolar estabelecendo relação entre leitura de códigos e leitura de mundo. Para reverter o quadro apresentado do baixo índice de aprendizagem em relação aos estudos realizados, o professor deve ser um mediador que desenvolva no educando o senso crítico e sua maturidade respeitando a individualidade e a necessidade da realidade de cada um em relação ao ritmo de aprendizagem traçando caminhos que leve o educando a ser livre de preconceitos, respeitando as diversidades étnicas e variedades linguísticas. Entende-se que não desenvolvendo bons leitores, limitando-se as possibilidades de leitura de mundo quanto a realidade social. Constatou-se que a sociedade carece de profissionais competentes e compromissados que desenvolvam suas competências e habilidades, na consciência do seu papel como agentes transformadores da sociedade.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Ilka Oliveira Bezerra da Costa, Anne Sullivan University


Francisco Roberto Brito Cunha


Referências

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1991.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 27. ed. São Paulo: Cortez, 1992.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1988.

__________. Educação e mudança. 26. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

Bibliografia – VYGOTSKY, Leu S. 1989. A Formação Social da mente. São Paulo, Mantim Fontes

PALANGANA, Isilda C. 1989. Desenvolvimento e Aprendizagem: Piaget e Vygotsky: A Relação do Social numa perspectiva Internacionalista.

PALACIOS, Jesus 1995. Introdução à psicologia Evolutiva: História, conceitos Básicos e Metodologia. 9-26. O Desenvolvimento após a Adolescencia.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Edição

Seção

Comment