Política Educacional: Uma Análise sobre a Educação Pública e a Formação dos Jovens

Autores

  • Maria Lucineide Caetana Barbosa Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i34.683

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação, Ensino Médio

Resumo

O presente artigo discute sobre as preocupações relacionadas aos jovens estudantes do Ensino Médio, bem como faz uma análise das Políticas Públicas existentes na educação básica, levando em consideração todas as problemáticas atuais e a relação  entre jovens, escola e mercado de trabalho.

Faz-se necessário que se compreenda o momento social em que os adolescentes do século XXI estão inseridos, suas reais necessidades e seus anseios, para que se faça uma melhor análise de como a educação vem ajudando o jovem. No momento histórico, político e social, pode-se apontar as principais falhas e a contradição existente entre aquilo que se espera da educação básica e o que ela oferece na realidade. Para tanto, faz-se necessário compreender o conceito de políticas educacionais e como se constrói uma Política Pública; como elas agem na amenização dos problemas existentes na sociedade e o que pode ser feito para que essas políticas garantam de verdade os direitos de cidadania dos jovens estudantes do Ensino Médio.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO. Fernando de, et. Manifesto da Educação Nova (1932) e dos Educadores (1959). Coleção Educadores. Editora Massangana, Recife, 2010

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013

BRASIL. Disponível < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em 16 de junho de 2016.

BRASIL. Disponível em <http://pne.mec.gov.br/>. Acesso em 16 de junho de 2016.

INEP/MEC. Enciclopédia de pedagogia universitária: glossário vol. 2 / Editora-chefe: Marilia Costa Morosoni. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.

GÓMEZ, A. I. Pérez. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In: SACRISTÁN, J.

Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4ª ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

OLIVEIRA, Adão Francisco de. Políticas públicas educacionais: conceito e contextualização numa perspectiva didática. In: OLIVEIRA, Adão Francisco de. Fronteiras da educação: tecnologias e políticas. Goiânia-Goiás: PUC Goiás, 2010

OLIVEIRA, G. F.. UMA CONTRIBUIÇÃO AO CONHECIMENTO CONSTITUÍDO. Cadernos de Cultura e Ciência (URCA), v. 14, p. 4-6, 2016.

OLIVEIRA, Ramon de. Possibilidades do ensino médio integrado diante do financiamento público da educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.35, n.1, p.051-066, jan./abr., 2009. Disponível em Http://www.scielo.br/pdf/ep/v35n1/a04v35n1.pdf Acesso em 22/06/2016.

TEIXEIRA, Elenaldo Celso. O papel das Políticas Públicas no desenvolvimento local e na transformação da realidade. Cadernos da AATR –BA (Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais no Estado da Bahia), Bahia, p. 1-11, 2002. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/dados/cursos/aatr2/a_pdf/03_aatr_pp_papel. pdf>. Acesso em: 10 jan. 2011.

Downloads

Publicado

2017-03-01

Edição

Seção

Artigos