O Processo de Inclusão no Ensino Regular
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v11i34.671Palavras-chave:
Processo Inclusivo, Ensino Aprendizagem, Ensino regularResumo
Este artigo objetiva analisa como se dá o processo de inclusão no ensino regular. Inicialmente, entendemos por inclusão a capacidade de reconhecer o outro, e assim ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós, sem exceção. A inclusão escolar traz para alunos e professores a experiência da diferença, possibilitando aos que são descriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor que por direito ocupam seu espaço na sociedade vencer os preconceitos. A diversidade foi entendida como uma inovação na área de educação especial, mas, gradualmente, passou a ser compreendida como uma tentativa de oferecer educação de qualidade para todo (a)s. O método de pesquisa utilizado foi o bibliográfico, desenvolvido a partir de material já elaborado. A revisão da literatura analisa o histórico e contextualização da inclusão escolar no Brasil, a legislação a favor da inclusão, a postura da escola e a adaptação curricular, o processo de inclusão e a aprendizagem, escola e família no processo de inclusão. Os resultados e discussões revelam que a concepção de inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais no ensino regular favorece o encontro das possibilidades e capacidades da verdadeira inclusão. Portanto, do que se chama de conjunto central de valores deve valer a liberdade, a tolerância e a sabedoria de conviver com o diferente.
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