Considerações sobre a Educação Ambiental no Brasil

Autores

  • Neiva Menezes Pereira Mota Anne Sullivan University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.658

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Ensino Brasileiro, Escola

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever sobre “como trabalhar a Educação Ambiental no ensino brasileiro”, buscando compreender como o sistema educacional pode proporcionar aos indivíduos uma concepção crítica e integral de conservação do espaço no qual estar inserido. Tendo como alicerce as teorias de renomados escritores. Portanto, trata-se um estudo bibliográfico de caráter qualitativo, tendo como justificativa o interesse de ampliar os conhecimentos sobre o tema e questão.  Tendo as Escolas brasileiras como elemento primordial para a prática efetiva da Educação Ambiental, garantindo, assim, a obtenção ou concepção de uma consciência ecológica por meio de uma aprendizagem, autônoma, crítica e participativa. Assinalando para a necessidade de um ensino agregado e globalizado, induzindo o educando, ainda, na pré-escolar a ser consciente da sua responsabilidade para com o meio ambiente, bem como a apreciar e assinalar os diversos relacionamentos sociais, inclusive ao que estar inserido.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERNA, V. Como fazer educação ambiental. São Paulo: Paulus, 2001.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Ensino Fundamental. Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CARVALHO, V. S. Educação ambiental e desenvolvimento comunitário. Rio de Janeiro, RJ: WAK, 2002.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 8 ed. São Paulo: Gaia, 2003.

GRZEBIELUKA, D.; KUBIAK, I.; SCHILLER, A. M. Educação Ambiental: A importância deste debate na Educação Infantil. 2014. Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/remoa/article/viewFile/14958/pdf. Acesso jun/2015.

ISAIA, E. B. I. Reflexões e práticas para desenvolver a educação ambiental na escola. Santa Maria: IBAMA, 2000.

LUTZEMBERG, J. A. O fim do futuro? Manifesto ecológico brasileiro. Revista de Antropologia, v. 46, n. 1, p. 21-25, 2003.

MATSUSHIMA, K. Dilema contemporâneo e educação ambiental: uma abordagem arquetipica e holística. Revista Brasileira de Direito Ambiental, v. 3, nº. 9, p. 65-73, jan./mar. 2007.

PESSOA, T. M. A.; SILVA, J. A. Elementos para a formação de educadores em educação ambiental. Revista do Mestrado em Educação. Universidade Federal do Piauí, nº 4, p. 47-59, 1999.

REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2004.

REIGOTA, M. O que é educação ambiental. 2 ed. Revista e ampliada. São Paulo: Brasiliene, 2009.

UNESCO. Educação Ambiental: as grandes orientações da conferência de Tbilise. Brasília: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, 1998.

Downloads

Publicado

2017-01-27

Edição

Seção

Comment