Psicologia e Educação Infantil: Desafios atuais

Autores

  • Francimária Sousa Santos Silvana Anne Sullivan University
  • Gislene Farias de Oliveira Universidade Federal do Cariri - UFCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.654

Palavras-chave:

Educação Infantil. Inserção do psicólogo. rede pública de ensino.

Resumo

O presente estudo é fruto de análise crítica da atual situação escolar infantil pública no que concerne ao acompanhamento e presença do psicólogo em sua equipe permanente. As relações estabelecidas entre a psicologia e o espaço escolar emergem como alicerce para desenvolver e ampliar as discussões aqui afloradas. Enquanto objetivos desta pesquisa encontram-se: identificar as atribuições do psicólogo escolar, discutir acerca da necessidade de sua inclusão e os possíveis fatores que ora implicam na sua ausência de forma mais incisiva e eficaz no contexto educacional. Este trabalho caracteriza-se metodologicamente uma pesquisa de cunho bibliográfico. Evoluindo em suas categorias desde a escolha e organização do referencial, a sua consequente exploração, finalizando com os resultados interpretações e inferências. É importante ressaltar o quanto o profissional da psicologia se faz necessário na mediação das relações existentes neste espaço educacional. A ausência deste profissional torna-se preocupante, o que atribui  a esta pesquisa um caráter de relevância por suscitar questionamentos e proposições importantes a esta temática, permitindo considerações e contribuições futuras de profissionais afins. 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADA, Edla Grisard Caldeira. Psicologia escolar em educação infantil :Reflexões de uma atuação. Novos Paradigmas na Prática do Psicólogo Escolar, 2005.

ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

BEE, Helen. A criança em desenvolvimento. 9. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

CAMARA DE DEPUTADOS. PL 3688/00. Disponível em:

http://www2.camara.gov.br/agencia /noticias/ PROJETO-PREVE-PSICOLOGO-E-ASSISTENTE NA ESCOLA html. Acesso 03 de outubro de 2016.

CFP. Conselho Federal de Psicologia. Resolução CPF nº 014/00. Diário Oficial da União (D.O.U): Brasília-DF em 22 de dez. 2000.

CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo, SP: Ática, 1993.

GUZZO, Raquel S. L. et al. Psicologia e educação no Brasil: uma visão da história e possibilidades nessa relação. Psicologia Teoria e Pesquisa., Brasília, v. 26, n. spe, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci arttext&pid= Acesso em 13 de setembro de 2016.

KISCHIMOTO, Tizuko Morchida. O Jogo e a Educação Infantil. São Paulo: Pioneira, 2003.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10º. Ed. São Paulo: Hucitec, 2007.

MOREIRA, Paulo Roberto. Psicologia da educação. Interação e identidade -2º Ed.- São Paulo: FTD, 1996.

OLIVEIRA, Marta Kohi de. Vygotsky: aprendizagem e desenvolvimento- um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1998.

PATTO, M. H. S. Psicologia e Ideologia: uma introdução crítica a psicologia escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1984.

PATTO, M.H.S.(Org.) Introdução a psicologia escolar. 2º ed., 4ª reimpressão. São Paulo: T.A. Queiroz, 1993a.

--------.A família pobre e a escola pública: anotações sobre um desencontro. Psicologia USP, São Paulo, 3 (1/2), p. 107-121,1992.

PEREIRA, Fernanda Martins; PEREIRA NETO, André. O psicólogo no Brasil: notas sobre o seu processo de profissionalização. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413. Acesso em 13 de setembro de 2016.

PEDROZA, R.L.S. A Psicologia na formação do professor: uma pesquisa sobre o desenvolvimento pessoal de professores do Ensino Fundamental. Tese de Doutorado, Universidade de Brasília, Brasília, (2003).

POL- Psicologia Online. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid. Acesso em 15 de outubro de 2011.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas/ Roberto Richardson Jarry; colaboradores José Algusto de Sousa Peres...(et,al.) – São Paulo: Atlas, 1999.

RAMOS, Zilma de Oliveira. Educação Infantil: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

SOARES, A. R. A psicologia no Brasil. (1979). Em conselho Federal de Psicologia. Psicologia ciência e profissão. (Edição Especial), n. 0, 09-59.

TILMANS-OSTYN, E. & KINOO (s/d). Algunos aportes de la terapia familiar a la práctica médica cotidiana. Hospital: Herminio Valdizan. Departamento de Psiquiatria Familiar.

WECHSLER, Solange. (org.) Psicologia Escolar: pesquisas, formação, prática. Campinas-SP: Editora Alínea, 2001.

VYGOTSKY, Liev Semionovich. A formação social da mente. 6º ed. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

2017-01-27

Edição

Seção

Comment