Uso dos Recursos Tecnológicos Atuais e sua contribuição no processo de Ensino-Aprendizagem na Escola Municipal Érico Veríssimo, Simões-PI

Autores

  • Nerivaldo Braz de Carvalho Anne Sullivan University
  • Anna Christina Farias de Carvalho Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.643

Palavras-chave:

Educação. Recursos Tecnológicos. Sala de aula. Ensino-aprendizagem

Resumo

O objeto de análise deste trabalho foi o uso das tecnologias atuais na Escola Érico Veríssimo município de Simões – PI e tem como objetivo estudar as contribuições dos recursos tecnológicos na escola, reconhecendo a importância desses recursos para a melhoria da qualidade do ensino aprendizagem. Analisar as contribuições dos mesmos para uma aprendizagem significativa, identificando os desafios dos professores e alunos diante do uso dessas tecnologias como mecanismo de ensino. Esse trabalho se constitui em uma pesquisa de campo e bibliográfica. Como ponto de partida o estudo foi fundamentado nas ideias de diferentes autores que versam a respeito do tema, dentre esses estudiosos temos Kiso (2007), Moran (2000) e Sousa (2010). Durante a pesquisa pode-se verificar que é possível inserir as tecnologias atuais nas aulas; bem como, incluir no planejamento o uso dessas ferramentas, inovando assim, a metodologia utilizada pelos educadores, fazendo cooperações para o desenvolvimento da aprendizagem. Para isso, é preciso força de vontade por parte dos professores para trabalhar com novas ferramentas de forma pedagógica para o bom desenvolvimento de uma aprendizagem significativa e infraestrutura necessária para aplicação dos recursos, só assim garantirá de forma prazerosa um ensino de qualidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nerivaldo Braz de Carvalho, Anne Sullivan University

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará

Referências

ALMEIDA, M. E. B. Educação, projetos, tecnologia e conhecimento. São Paulo: PROEM, 2002.

JESUS, P. M; GALVÃO, R. R. O; RAMOS, S.L. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação: desafios, riscos, e oportunidades, CEFET-MG, 2012. p. 107

KISO, R. Mídia Social – A ascensão da plataforma do consumidor como mídia. 2007. Disponível em : http://www.focusnetworks.com.br/focusview/midia-social-a-ascensao-da-plataforma-do-consumidor-como-mida / Acesso em: 10 de junho de 2016.

MENDES, A. TIC – Muita gente está comentando, mas você sabe o que é? PortaliMaster,mar.2008. Disponívelem:http://imasters.com.br/artigo/8278/gerencia-de-ti/tic-muita-gente-esta-comentando-mas-voce-sabe-o-que-e/ Acesso em: 27 Agosto de 2016.

MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Formação Continuada de Professores e Novas Tecnologias. Maceió: Edufal, 1999. p. 33

MORAES, M. C. apud Jacinto M. L. Integração das tecnologias de informação e comunicação. Artigo publicado em 2013. Disponível em http://lucianoupmtz.blogspot.com.br/2013/06/integracao-das-tecnologias-de.html consulta realizada em 09.06.2016 às 17:19. P. 53

MORAN, J. M. Mudar a forma de ensinar e aprender e aprender com tecnologias. Revista Intenções, v. 5, n 9, p. 52-72, 2000. Disponível em: < http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/uber.pdf

Acesso em: 29 de maio de 2016.

PEREIRA, B.T. O uso das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica da escola. Artigo publicado em 2011. Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1381-8.pdf consulta realizada em 05.06.2016 às 15:29. p. 14.

SOUSA, S.R. de. Educação e as novas tecnologias da informação e comunicação- NTIC’s. UFPI, Teresina, 2010.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 3. ed. São Paulo: Érica, 2001. Disponível em: <http://midia.unit.br/enfope/2013/gt5/ainsercaotecnologiaeducacao mudanças papel_docente .pdf> Acesso em: 03 de maio de 2016.

Downloads

Publicado

2017-01-27

Edição

Seção

Artigos