Uso dos Recursos Tecnológicos Atuais e sua contribuição no processo de Ensino-Aprendizagem na Escola Municipal Érico Veríssimo, Simões-PI
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.643Palavras-chave:
Educação. Recursos Tecnológicos. Sala de aula. Ensino-aprendizagemResumo
O objeto de análise deste trabalho foi o uso das tecnologias atuais na Escola Érico Veríssimo município de Simões – PI e tem como objetivo estudar as contribuições dos recursos tecnológicos na escola, reconhecendo a importância desses recursos para a melhoria da qualidade do ensino aprendizagem. Analisar as contribuições dos mesmos para uma aprendizagem significativa, identificando os desafios dos professores e alunos diante do uso dessas tecnologias como mecanismo de ensino. Esse trabalho se constitui em uma pesquisa de campo e bibliográfica. Como ponto de partida o estudo foi fundamentado nas ideias de diferentes autores que versam a respeito do tema, dentre esses estudiosos temos Kiso (2007), Moran (2000) e Sousa (2010). Durante a pesquisa pode-se verificar que é possível inserir as tecnologias atuais nas aulas; bem como, incluir no planejamento o uso dessas ferramentas, inovando assim, a metodologia utilizada pelos educadores, fazendo cooperações para o desenvolvimento da aprendizagem. Para isso, é preciso força de vontade por parte dos professores para trabalhar com novas ferramentas de forma pedagógica para o bom desenvolvimento de uma aprendizagem significativa e infraestrutura necessária para aplicação dos recursos, só assim garantirá de forma prazerosa um ensino de qualidade.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. E. B. Educação, projetos, tecnologia e conhecimento. São Paulo: PROEM, 2002.
JESUS, P. M; GALVÃO, R. R. O; RAMOS, S.L. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação: desafios, riscos, e oportunidades, CEFET-MG, 2012. p. 107
KISO, R. Mídia Social – A ascensão da plataforma do consumidor como mídia. 2007. Disponível em : http://www.focusnetworks.com.br/focusview/midia-social-a-ascensao-da-plataforma-do-consumidor-como-mida / Acesso em: 10 de junho de 2016.
MENDES, A. TIC – Muita gente está comentando, mas você sabe o que é? PortaliMaster,mar.2008. Disponívelem:http://imasters.com.br/artigo/8278/gerencia-de-ti/tic-muita-gente-esta-comentando-mas-voce-sabe-o-que-e/ Acesso em: 27 Agosto de 2016.
MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Formação Continuada de Professores e Novas Tecnologias. Maceió: Edufal, 1999. p. 33
MORAES, M. C. apud Jacinto M. L. Integração das tecnologias de informação e comunicação. Artigo publicado em 2013. Disponível em http://lucianoupmtz.blogspot.com.br/2013/06/integracao-das-tecnologias-de.html consulta realizada em 09.06.2016 às 17:19. P. 53
MORAN, J. M. Mudar a forma de ensinar e aprender e aprender com tecnologias. Revista Intenções, v. 5, n 9, p. 52-72, 2000. Disponível em: < http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/uber.pdf
Acesso em: 29 de maio de 2016.
PEREIRA, B.T. O uso das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica da escola. Artigo publicado em 2011. Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1381-8.pdf consulta realizada em 05.06.2016 às 15:29. p. 14.
SOUSA, S.R. de. Educação e as novas tecnologias da informação e comunicação- NTIC’s. UFPI, Teresina, 2010.
TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 3. ed. São Paulo: Érica, 2001. Disponível em: <http://midia.unit.br/enfope/2013/gt5/ainsercaotecnologiaeducacao mudanças papel_docente .pdf> Acesso em: 03 de maio de 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.