Os Desafios da Educação Especial

Autores

  • Robério Bezerra Leite Anne Sullivan University
  • Gislene Farias de Oliveira Universidade Federal do Cariri - UFCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.627

Palavras-chave:

Inclusão, Educação, Especial

Resumo

O presente artigo tem como objetivos, discutir os caminhos da educação especial ao longo da história e sua atual legislação; comparar as diferenças entre necessidades educativas especiais e deficiência, bem como identificar à luz da literatura, os conceitos de inclusão e integração. ; qual o papel do professor frente a essa nova realidade. Justifica-se o presente estudo por elucidar a papel do professor frente a nova realidade quanto a educação especial no Brasil. Os resultados nos levaram a crer que ainda é necessário que a inclusão seja mais efetiva nas escolas, não fique apenas nas leis, mas que a comunidade faça valer seus direitos cidadãos, diminuindo o preconceito e melhorando a  qualidade da educação daqueles alunos com necessidades educativas especiais.

 

Palavras chave: Inclusão; Educação; Especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robério Bezerra Leite, Anne Sullivan University

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará

Referências

AINSCOW, M. Necesidades especiais em sala de aula. Guía para la formación del profesorado. Paris: UNESCO; Madrid: NARCEA, 1995.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Princípios, Políticas e Prática em Educação Especial. Espanha, 1994.

BUENO, Belmira; CATANI, Denice; Sousa, Cynthia (Orgs.). A vida e o ofício dos professores. São Paulo: Escrituras, 1998.

STAINBACK, Susan Bray. Entrevista – Revista pedagógica. Ano VII, nº 32, nov.2004 – jan. 2005. Porto Alegre:Artmed, 2004, p. 20 – 24.

FIGUEIRA, E. A Imagem do Portador de Deficiência Mental na Sociedade e nos Meio de Comunicação – Ministério da Educação – Secretaria de Educação Especial, 1995.

KUNC, N. – The Need of belong. Rediscovering Maslows Hierarchy of Needs in Villa, J.J. Thousand, W. Stainback E S. Satinback – ReestructuringFor Caring And Effective Education: Na Administrators Guide To Creating Heterogeneous Schools. Baltimore, Paul H. Brookes, 1992, p. 1-39.

Downloads

Publicado

2016-12-18

Edição

Seção

Comment