Avaliação Institucional e da Aprendizagem na Escola de Ensino infantil e Fundamental Joaquim Caboclo

Autores

  • Erasmo Gonçalo Dias Anne Sullivan University
  • Gislene Farias de Oliveira Universidade Federal do Cariri - UFCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.626

Palavras-chave:

Aprendizagem. Avaliação. Educação

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de apresentar diferentes conceitos de avaliação. Também mostrar a compreensão de avaliação e, como esta vem sendo desenvolvida pelos professores que atuam no Programa de Alfabetização na Idade Certa-PAIC da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Joaquim Caboclo, no Distrito de Miragem Caririaçu-CE. Faz-se um paralelo com as avaliações externas como, SPAECE e a PROVA BRASIL. Traz alguns recortes teóricos de autores sobre a questão, comungando especialmente com as ideias de Oliveira, Luckesi, Demo, Hoffman e Luck, dentre outros. A metodologia da pesquisa é qualitativa, através de revisão bibliográfica e documental. Os documentos oficiais da escola e os dados acerca das avaliações, foram coletados junto aos professores da referida escola, por ocasião do planejamento escolar, nos dias 19 e 20 de maio de 2016. Apresenta portanto grande relevância, pois poderá servir como fonte bibliográfica norteadora acerca de como realizar uma avalição que supere a visão minimizada de separar os alunos por competência e que usa a avaliação como instrumento de tortura e ferramenta de controle de turma, resumindo a avaliação a simples exames.

 

 

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Publicado

2016-12-18

Edição

Seção

Artigos