Atendimento ao surdo na atenção básica: perspectiva da equipe multidisciplinar

Autores

  • Eliane Meira de Sousa Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR)
  • Maria Antonieta Pereira Tigre Almeida Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.589

Palavras-chave:

Atenção primária a saúde, Deficiência auditiva, Libras, Comunicação.

Resumo

A surdez é caracterizada pela perda da percepção normal dos sons. Os profissionais que atuam na atenção básica precisam estar preparados para acolher e prestar atendimento a toda a população, inclusive ao usuário com deficiência auditiva, pois esta deve considerar o indivíduo em sua particularidade, complexidade, integralidade e inserção sociocultural. A atenção básica é considerada, dentro da rede de atenção à saúde como o primeiro nível, sendo a porta de entrada do usuário para os serviços ofertados pelo sistema único de saúde, e tem o papel de desenvolver estratégias que possibilitem ao indivíduo viver de modo saudável, autônomo e sem limitações físicas ou de comunicação. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo geral investigar o preparo da equipe multiprofissional quanto ao atendimento a pessoa surda na atenção básica, e como objetivos específicos: identificar as dificuldades encontradas pelos profissionais durante o atendimento ao surdo; evidenciar as estratégias de comunicação utilizadas pelos profissionais no atendimento ao surdo e verificar a existência de formação ou capacitação do profissional da atenção básica para atendimento ao surdo. O estudo foi realizado por meio de um levantamento bibliográfico através de busca eletrônica de trabalhos científicos. Foi possível perceber que o atendimento aos surdos na saúde pública está em processo de construção e ainda apresenta sérias deficiências. Assim, para sanar as dificuldades existentes é necessário a presença de acompanhante ou intérpretes preparados que estejam à disposição do serviço e a inclusão de curso de LIBRAS e de disciplinas que abordem os aspectos da comunicação com o surdo no currículo acadêmico das graduações da área de saúde.

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Biografia do Autor

Eliane Meira de Sousa, Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR)

Graduanda em Enfermagem pela FAINOR

Maria Antonieta Pereira Tigre Almeida, Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR)

Docente da Faculdade Independente do Nordeste, Vitória da Conquista – BA

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Publicado

2016-12-18

Edição

Seção

Artigos