Refletindo sobre a Didática e a Formação Docente

Autores

  • Maria Cristina Oliveira Lustosa Anne Sullyvan University
  • Luciana Varela Rocha Matias Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i32.582

Palavras-chave:

Didática, formação do educador, relação teoria e prática

Resumo

A educação é entendia como um processo dialético onde acontece a aprendizagem. Historicamente, a prática docente foi sendo compreendida como especificidade do ato social. Nesse artigo apresentamos reflexões sobre a contribuição da didática no processo ensino-aprendizagem, e na formação docente. Leva-nos a refletir uma educação acessível respeitando a individualidade humana, propondo novos desafios objetivando a transformação no contexto educacional.

 

 

Downloads

Biografia do Autor

Maria Cristina Oliveira Lustosa, Anne Sullyvan University

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará

Luciana Varela Rocha Matias, Universidade Regional do Cariri - URCA

Universidade Regional do Cariri - URCA

Referências

ANFOPE. VI Encontro Nacional. Documento Final. Belo Horizonte – MG, julho de 1992.

________. XII Encontro Nacional. Documento Final. Brasília – DF, agosto de 2004.

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

COMÊNIO. J.A: Didática Magna.Introdução e Notas de Joaquim Ferreira Gomes. Fundação Calouste Gulbekian, Coimbra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

GARCIA, C. M. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In NÓVOA, António (Coord.). Os professores e sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1999. p. 51-76.

GÓMEZ, A. P. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional. In NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 93-114.

LIBANEO, José Carlos. Adeus Professor Adeus Professora? São Paulo: Cortez, 1998.

PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

Downloads

Publicado

2016-11-22

Como Citar

Lustosa, M. C. O., & Matias, L. V. R. (2016). Refletindo sobre a Didática e a Formação Docente. ID on Line. Revista De Psicologia, 10(32), 104–114. https://doi.org/10.14295/idonline.v10i32.582

Edição

Seção

Artigos