Refletindo sobre a Didática e a Formação Docente
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v10i32.582Palavras-chave:
Didática, formação do educador, relação teoria e práticaResumo
A educação é entendia como um processo dialético onde acontece a aprendizagem. Historicamente, a prática docente foi sendo compreendida como especificidade do ato social. Nesse artigo apresentamos reflexões sobre a contribuição da didática no processo ensino-aprendizagem, e na formação docente. Leva-nos a refletir uma educação acessível respeitando a individualidade humana, propondo novos desafios objetivando a transformação no contexto educacional.
Downloads
Referências
ANFOPE. VI Encontro Nacional. Documento Final. Belo Horizonte – MG, julho de 1992.
________. XII Encontro Nacional. Documento Final. Brasília – DF, agosto de 2004.
BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
COMÊNIO. J.A: Didática Magna.Introdução e Notas de Joaquim Ferreira Gomes. Fundação Calouste Gulbekian, Coimbra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
GARCIA, C. M. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In NÓVOA, António (Coord.). Os professores e sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1999. p. 51-76.
GÓMEZ, A. P. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional. In NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 93-114.
LIBANEO, José Carlos. Adeus Professor Adeus Professora? São Paulo: Cortez, 1998.
PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.
SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.