O Impacto do ICMS Substituição Tributária no Custo das Mercadorias Adquiridas pelo Comércio Varejista de Alimentos

Autores

  • José Jonas Alves Correia Universidade Federal de Pernambuco
  • Filipe Emmanuel Alves da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Priscila Karla Ferreira da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Aldemar de Araújo Santos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i32.578

Palavras-chave:

ICMS. Substituição Tributária. Margem de Valor Agregado. Custo.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo apresentar o impacto da substituição tributária do ICMS nos custos dos produtos adquiridos pelo comércio varejista. Para responder à questão de pesquisa e o objetivo proposto, utilizou-se pesquisa documental e exploratória, onde para a análise dos dados, observou-se que as notas fiscais de aquisição de mercadorias oriundas de todas as regiões do país. Os dados foram coletados de uma empresa de atividade econômica de comércio varejista de alimentos em geral, cuja identidade foi mantida em anonimato nesta pesquisa, classificando neste aspecto a pesquisa como um estudo de caso. O estudo foi realizado no período de agosto a dezembro de 2015, na cidade de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará. Percebeu-se com a pesquisa, que para o fisco, o mecanismo da substituição tributária proporciona uma arrecadação mais racional, o que provoca uma melhoria do controle fiscal e nos processos operacionais do ente fazendário e, que, em contrapartida, o fisco usa da transferência da responsabilidade tributária para concentrar a arrecadação em um número me­nor de contribuintes, sobre os quais recai o encargo de recolher todo o imposto incidente desde a primei­ra até a última etapa da operação com mercadorias, onerando os custos dos contribuintes, como é o caso das empresas das atividades de varejo e atacado de produtos alimentícios em geral.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Jonas Alves Correia, Universidade Federal de Pernambuco

Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis – PPGCC/UFPE

Filipe Emmanuel Alves da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis – PPGCC/UFPE

 

 

Priscila Karla Ferreira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis – PPGCC/UFPE

 

Referências

ABRAS. Associação Brasileira de Supermercados. Índice Nacional de Vendas ABRAS. Disponível em: <http://www.abras.com.br/economia-e-pesquisa/indice-de-vendas/historico/>Acesso em: 25 de mar 2016.

BARATTO, G. Regime tributário do ICMS nas transações interestaduais – harmonização tributária ou autonomia estadual? Revista Paranaense de Desenvolvimento. Curitiba, n. 113, p. 9-30, jul./dez. 2007.

BARRETO, M. O impacto da substituição tributária progressiva do ICMS no preço de venda de produtos de informática do setor varejista no Estado de Santa Catarina. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Contábeis). UNESC. Criciúma, 2013.

BEUREN, I. M. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática, 3 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

BIAVA JUNIOR, R.; OYADOMARI, J. C. Impactos da Substituição Tributária do ICMS na Lucratividade e nos Custos Empresariais.Revista de Contabilidade da UFBA. Vol. 4, nº 2, 2010.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 05 outubro de 1988.

_______. Decreto 24.569, de 31 de julho de 1997. Regulamento do ICMS do Estado do Ceará.

_______. Decreto nº 29.560, de 27 de novembro de 2008. Regulamenta o regime de substituição tributária por contribuintes atacadistas e varejistas.

_______. Lei Complementar nº 87, de 13 de setembro de 1996 (Lei Kandir). Regula o ICMS entre os Estados.

_______. Lei nº 12.670, de 27 de dezembro de 1996. Regula ICMS no Estado do Ceará.

_______. Lei nº 14.237, de 10 de novembro de 2008. Regulamento ICMS substituição tributária no Estado do Ceará.

GALHARDO, A. Esclarecimentos gerais sobre o regime da substituição tributária do ICMS. Disponível em: <http://ditizio.ecn.br/adv/txt/rste.pdf> Acesso em 25 abr 2016.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed - São Paulo: Atlas, 2002.

MACHADO, H. B. Curso de direito tributário. 23 ed. São Paulo: Malheiros, 2003.

OLIVEIRA, F.Impacto da substituição tributária do ICMS na formação do preço de venda em supermercados, dos produtos abrangidos por este tipo de tributação.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Contábeis). UFRS, 2011.

PAULA, F. V.O impactodo regime de substituição tributária sobre o preço de produtos derivados do leite no Estado de São Paulo. Dissertação de Mestrado (Mestre em Economia Aplicada). Universidade de São Paulo. Piracicaba, 2011.

Downloads

Publicado

2016-11-22

Edição

Seção

Artigos