Políticas Públicas de Educação Inclusiva: Um breve relato dos Documentos Legais

Autores

  • Orleane Forte Ferreira ANNE SULLIVAN UNIVERSITY
  • Maria Helena Andrade Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia-IFCE http://orcid.org/0000-0003-2931-1868
  • Ana Maria Feitosa Soares Anne Sullivan University
  • Geane Maria Rebouças Anne Sullivan University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i32.571

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação Inclusiva, Educação Especial.

Resumo

O presente artigo tem como propósito apresentar e classificar as políticas públicas de Educação Inclusiva presentes em documentos legais nacionais, tais como: Plano Nacional de Educação-PNE, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDBEN, Constituição Federal de 1988, Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA, e no âmbito internacional a Declaração de Salamanca que defende uma educação de qualidade e acessível a todos. O estudo possibilitou caracterizar a política pública e sua contextualização com a política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Diante disso, observamos quais os interesses, avanços e recuos, as políticas de governo e os direcionamentos estendidos à Educação Básica no tocante a educação inclusiva. Essas políticas de inclusão propõem contemplar alunos com necessidades educacionais especiais na escola, valorizando uma educação de respeito às diferenças e suas habilidades. Evita, de certo modo, a preconceituosa e excludente segregação. Assim, as crianças tem a oportunidade de conviverem num mesmo espaço. Contudo espera-se um real investimento no que diz respeito à estruturação física e de pessoal, e principalmente que sejam regulares, para que não se percam as ideologias de uma educação realmente inclusiva. Podendo, oportunizar discussões a respeito da real necessidade, para que futuramente venham a ser bem sucedidas na sua execução.

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Biografia do Autor

Orleane Forte Ferreira, ANNE SULLIVAN UNIVERSITY

Mestranda em Educação pela Anne Sullivan University. Especialista em Administração Escolar. Licenciada em Pedagogia. Diretora de Escola Pública da rede Municipal de Ensino. Email: [email protected].

Maria Helena Andrade, Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia-IFCE

Aluna do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional com ênfase em jogos pedagógicos. Licenciada em Matemática. Professora dos Anos Finais na rede Municipal de Ensino. [email protected].

Ana Maria Feitosa Soares, Anne Sullivan University

Mestranda em Educação pela Anne Sullivan University. Especialista em Administração Escolar. Licenciada em Pedagogia. Professora da Educação Infantil da rede Municipal de Ensino.Email:[email protected]

Geane Maria Rebouças, Anne Sullivan University

Mestranda em Educação pela Anne Sullivan University. Especialista em Administração Escolar. Licenciada em Pedagogia. Professora da Educação Infantil da rede Municipal de Ensino. Email: [email protected].

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Publicado

2016-11-22

Edição

Seção

Artigos