Análise da Prática Educativo-Progressiva Autônoma no Ensino da Disciplina Contabilidade Geral e de Custos

Alexandre César Batista da Silva, Umbelina Cravo Teixeira Lagioia, Elyrouse Cavalcante de Oliveira, Francivaldo dos Santos Albuquerque, Maria do Socorro Coelho Bezerra

Resumo


Este trabalho objetivou identificar elementos da prática docente relativas à relação professor/aluno, interdisciplinaridade e trato na construção do conhecimento que podem ser facilitadores no ensino da disciplina Contabilidade Geral e de Custos no curso de hotelaria. Quanto ao objetivo o estudo foi descritivo, quanto ao procedimento foi bibliográfico, estudo de caso e pesquisa participante. Quanto à abordagem foi qualitativa. Verificou-se que algumas práticas são muito importantes para a desconstrução de preconceitos que os alunos possuem com relação a determinadas disciplinas. Uma boa relação entre alunos e professor, o trato com a construção do conhecimento, com incentivo à pesquisa e a integração entre os discentes e a prática da interdisciplinaridade foram elementos que motivaram a turma e desconstruíram alguns preconceitos existentes com relação a disciplina de contabilidade. Concluiu-se que aspectos e dimensões da prática pedagógica, quando utilizados de forma sistematizada e integrada podem auxiliar o docente no desenvolvimento das suas atividades.

 

 

 


Palavras-chave


Ensino da contabilidade. Hotelaria. Prática docente.

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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.550

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