Esino de Língua Portuguesa e o Gênero Redação: Uma análise do Discurso do Professor

Autores

  • Francisca Ilani Alves Maia
  • Henrique Miguel de Lima Silva
  • Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa
  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral
  • Maria Carmem Batista de Alencar
  • Stephanny Batista de Alencar Roberto
  • Jalder Alison da Silva Maciel

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.545

Resumo

Trata-se de pesquisa sobre como o professor trabalha o ensino de língua portuguesa em sala de aula, utilizando o gênero redação nas séries do ensino médio. Pressupõe-se que uma das maiores dificuldades da produção textual do gênero redação seja decorrente de um ensino metalinguístico e que desconsidere a finalidade da língua enquanto prática de interação social. Considerando a importância da língua no processo de interação social e a necessidade de mudanças significativas na prática pedagógica, surge a oportunidade de trabalhar-se com os gêneros textuais, tendo em vista que os mesmos fazem parte das necessidades do aluno a todo momento. Sendo assim, foi desenvolvido um estudo de caso, sobre o ensino dos gêneros textuais, com foco na redação e a partir de questionários aplicados analisou-se o discurso do professor de língua portuguesa e as suas práticas de ensino, fechando a última parte do artigo.

 

Palavras-Chave: Gêneros Textuais. Ensino. Professor.

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Publicado

2016-11-02

Edição

Seção

Artigos