Esino de Língua Portuguesa e o Gênero Redação: Uma análise do Discurso do Professor

Autores

  • Francisca Ilani Alves Maia
  • Henrique Miguel de Lima Silva
  • Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa
  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral
  • Maria Carmem Batista de Alencar
  • Stephanny Batista de Alencar Roberto
  • Jalder Alison da Silva Maciel

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.545

Resumo

Trata-se de pesquisa sobre como o professor trabalha o ensino de língua portuguesa em sala de aula, utilizando o gênero redação nas séries do ensino médio. Pressupõe-se que uma das maiores dificuldades da produção textual do gênero redação seja decorrente de um ensino metalinguístico e que desconsidere a finalidade da língua enquanto prática de interação social. Considerando a importância da língua no processo de interação social e a necessidade de mudanças significativas na prática pedagógica, surge a oportunidade de trabalhar-se com os gêneros textuais, tendo em vista que os mesmos fazem parte das necessidades do aluno a todo momento. Sendo assim, foi desenvolvido um estudo de caso, sobre o ensino dos gêneros textuais, com foco na redação e a partir de questionários aplicados analisou-se o discurso do professor de língua portuguesa e as suas práticas de ensino, fechando a última parte do artigo.

 

Palavras-Chave: Gêneros Textuais. Ensino. Professor.

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Publicado

2016-11-02

Como Citar

Maia, F. I. A., Silva, H. M. de L., Uchoa, S. A. de O., Cabral, S. A. A. de O., Alencar, M. C. B. de, Roberto, S. B. de A., & Maciel, J. A. da S. (2016). Esino de Língua Portuguesa e o Gênero Redação: Uma análise do Discurso do Professor. ID on Line. Revista De Psicologia, 10(31), 120–140. https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.545

Edição

Seção

Artigos