A Violência Simbólica e Espaço Escolar

Autores

  • Emidia Inacio Timoteo Anne Sullivan University
  • Anna Christina Farias de Carvalho Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.537

Palavras-chave:

Violência. Espaço escolar. Violência simbólica

Resumo

Fenômeno complexo e multicausal, a violência apresenta conceitos que fogem ao dogmatismo preciso e estruturado, sendo alguns destes contraditórios e/ou divergentes. Entretanto, podemos apontar, diante do processo histórico, que a violência é um fato humano e social e como construção social tem solução ou pelo menos diminuição num patamar menos epidêmico. No Ceará, como de fato na maioria dos Estados brasileiros, as pesquisas sobre violências, especialmente sobre violência simbólica são escassas, quando muitas vezes também inexistem estatísticas acerca do fenômeno. Sob um ponto de vista mais amplo, podemos concluir que as agressões físicas, simbólicas ou patrimoniais infligidas pelos alunos, são reproduzidas no espaço escolar a partir das vivências sociais e familiares.

 

 

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Referências

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Publicado

2016-10-09

Edição

Seção

Artigos