Planejamento Participativo: Uma ação conjunta com os docentes

Autores

  • Eva Maria Oliveira
  • Sislândia Maria Ferreira Universidade de Servilla - España

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.527

Palavras-chave:

Planejamento Participativo, Professores, Comunidade Escolar, Democracia, Educação Libertadora.

Resumo

O artigo teve como objetivo refletir sobre a elaboração de Planejamento, definindo seu conceito, importância e aplicações no cotidiano escolar, pois o contato direto com professores tem revelado um certo grau de insatisfação destes em relação ao trabalho com o planejamento. Diante desta realidade, propõe-se demonstrar aos educadores de escola da rede pública de ensino, como o Planejamento Participativo poderá enfatizar a prática pedagógica e a ação democrática dos envolvidos na comunidade escolar, primando compreender esta ação como um processo democrático e transformador. Desta forma a metodologia utilizada foi caracterizada pela pesquisa bibliográfica, de caráter e qualitativo e quantitativo, subsidiada nas concepções teóricas renomados autores, resultando na defesa a idéia de Planejamento Participativo, valorizando as relações sociais, interação e produção do grupo para compreensão e transformação do real, tendo em vista uma educação libertadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eva Maria Oliveira

Empresária, Professora, Mestranda em Ciências da Educação, Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri – URCA, Especialista em Gestão Escolar com Ênfase em Psicopedagogia pela Faculdade Leão Sampaio, graduada em História pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina - FAFOPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional. Promove e ministra palestras, workshops, cursos, congressos, conferências e seminários, nas áreas: educacional, motivacional, desenvolvimento de liderança e relações interpessoais. Possui experiência em educação, desde 1985, como professora de rede pública e particular, coordenadora pedagógica, diretora pedagógica, consultora empresarial e educacional.

Referências

ARDUINI, Juvenal. (2002). Antropologia: ousar para reinventar a humanidade. São Paulo. Paulus.

FERREIRA, F. W. Planejamento sim e não: um modo de agir num mundo em permanente mudança. 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

FINO, C. N. A etnografia enquanto método: um modo de entender as culturas (escolares) locais. In Actas do II Colóquio DCE-Uma. Funchal: Universidade da Madeira. 2006.

FUSARI, José c. O planejamento Educacional e a Prática dos Educadores. Revista da Ande, n° 08. São Paulo, 1994.

GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola,1985.

GUIMARÃES, Arthur. Destino Fixo, Rota Variável. Susto, como descobrir que a turma não no nível imaginado, pedem uma mudança de rumos. Revista Nova Escola, São Paulo. Edição Especial, n° 21, p. 46-47, Janeiro, 2009.

HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. São Paulo: Ática, 1997.

LOPES, Antonia O. Planejamento do Ensino numa Perspectiva Critica da Educação. In: VEIGA, Ilma P.A. (Coord.). Repensando a Didática. Campinas: Papirus, 1991.

SILVA, Adelphino Texeira da. Administração e controle. 10 ed. rev. E ampl. São Paulo: Atlas, 1997.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

TAVARES, Mauro C. Gestão Estratégica. São Paulo: Atlas, 2000.

Downloads

Publicado

2016-11-02

Edição

Seção

Artigos