Planejamento Participativo: Uma ação conjunta com os docentes
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.527Palavras-chave:
Planejamento Participativo, Professores, Comunidade Escolar, Democracia, Educação Libertadora.Resumo
O artigo teve como objetivo refletir sobre a elaboração de Planejamento, definindo seu conceito, importância e aplicações no cotidiano escolar, pois o contato direto com professores tem revelado um certo grau de insatisfação destes em relação ao trabalho com o planejamento. Diante desta realidade, propõe-se demonstrar aos educadores de escola da rede pública de ensino, como o Planejamento Participativo poderá enfatizar a prática pedagógica e a ação democrática dos envolvidos na comunidade escolar, primando compreender esta ação como um processo democrático e transformador. Desta forma a metodologia utilizada foi caracterizada pela pesquisa bibliográfica, de caráter e qualitativo e quantitativo, subsidiada nas concepções teóricas renomados autores, resultando na defesa a idéia de Planejamento Participativo, valorizando as relações sociais, interação e produção do grupo para compreensão e transformação do real, tendo em vista uma educação libertadora.
Downloads
Referências
ARDUINI, Juvenal. (2002). Antropologia: ousar para reinventar a humanidade. São Paulo. Paulus.
FERREIRA, F. W. Planejamento sim e não: um modo de agir num mundo em permanente mudança. 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
FINO, C. N. A etnografia enquanto método: um modo de entender as culturas (escolares) locais. In Actas do II Colóquio DCE-Uma. Funchal: Universidade da Madeira. 2006.
FUSARI, José c. O planejamento Educacional e a Prática dos Educadores. Revista da Ande, n° 08. São Paulo, 1994.
GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola,1985.
GUIMARÃES, Arthur. Destino Fixo, Rota Variável. Susto, como descobrir que a turma não no nível imaginado, pedem uma mudança de rumos. Revista Nova Escola, São Paulo. Edição Especial, n° 21, p. 46-47, Janeiro, 2009.
HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. São Paulo: Ática, 1997.
LOPES, Antonia O. Planejamento do Ensino numa Perspectiva Critica da Educação. In: VEIGA, Ilma P.A. (Coord.). Repensando a Didática. Campinas: Papirus, 1991.
SILVA, Adelphino Texeira da. Administração e controle. 10 ed. rev. E ampl. São Paulo: Atlas, 1997.
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
TAVARES, Mauro C. Gestão Estratégica. São Paulo: Atlas, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.