Avaliação da Aprendizagem: Um desafio a Gestão Escolar

Autores

  • Eloana Gomes Silva
  • Francisco das Chagas Rodrigues Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.526

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Ensino Fundamental, Professor, Aprimoramento Metodológico.

Resumo

O artigo propôs uma discussão sobre a importância da avaliação da aprendizagem no processo educacional. Buscou-se encontrar respostas para conflitos entre o ato de avaliar e sua importância na aprendizagem dos alunos. Para isso, esta pesquisa baseou-se em vários autores que apreciam em suas obras uma reflexão acerca dos instrumentos avaliativos usados no contexto escolar, bem como o papel e uso da avaliação no processo ensino-aprendizagem. Observou-se diante das pesquisas que a avaliação não pode ser usada como forma de punir e exercer poder, tornando-se necessária a intensificação das relações entre professor x aluno, principalmente em termos metodológicos. Utilizou-se como método de análise prática a realização de entrevistas e aplicação de questionários para professores a alunos de uma Escola da rede Estadual de Ensino do município de Araripina – PE. Compreende-se então que aprimoramento metodológico, avaliação e aprendizagem, por conseguinte, são aspectos indissociáveis, intimamente ligados e influenciados pela socialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloana Gomes Silva

Professora, mestranda em Ciências da Educação, especialista em Gestão na Educação com ênfase em Psicopedagogia pela Faculdade Leão Sampaio, graduada em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina – FAFOPA. Técnica em Administração de Empresas.

Francisco das Chagas Rodrigues Oliveira

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação, facilitador do Seminário Temático de Avaliação do Sistema Educacional do Curso de Mestrado Internacional em Educação da Anne Sullivan.

Referências

AZEVEDO, Maria Amélia. Avaliação educacional: medo e poder!!! In: Educação e Avaliação. São Paulo: Cortez, 1980.

BARRIGA, Ángel Diaz. Curriculum y evaluación escolar. Buenos Aires: Instituto de Estudos y Acción Social. Rey Argentina S.A. Arque Grupo Editor S.A., 1990.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei nº 9394, de dezembro de 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Brasília: MEC/SEF, 1997.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 11 ed. São Paulo:Cortez, 2000.

SAUL, Ana Maria A. Avaliação emancipatória, desafio á teoria e a prática de avaliação e reformulação de currículo. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1988.

SOUZA, Clarilza Prado. Avaliação do Rendimento Escolar. São Paulo: Gente, 1991.

VASCOCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação: Concepção Dialética-Libertadora do Processo de Avaliação Escolar. São Paulo: Libertad, 1994.

Downloads

Publicado

2016-10-09

Edição

Seção

Artigos