Os Cinco Pilares da Educação Digital: Desafios e Possibilidades para a Escola Contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v20i82.4473

Palavras-chave:

Educação Digital, Tecnologia Educacional, Cidadania Digital, Pensamento Crítico, Inovação Pedagógica

Resumo

A educação digital tornou-se um elemento central no processo educativo contemporâneo, exigindo da escola e dos educadores novas competências, metodologias e posturas pedagógicas. Este artigo discute os cinco pilares da educação digital: letramento digital, cidadania digital, pensamento crítico, cultura digital e inovação pedagógica, como fundamentos essenciais para uma formação integral, ética e inclusiva dos estudantes. Ao longo do texto, evidencia-se que a educação digital vai além do uso de tecnologias, envolvendo a construção de valores, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a preparação dos sujeitos para uma participação consciente e responsável na sociedade conectada. Defende-se que o professor assume papel estratégico como mediador do conhecimento, orientando o uso crítico das tecnologias e promovendo práticas pedagógicas que integrem inovação, inclusão e humanização. Conclui-se que investir nos pilares da educação digital é indispensável para fortalecer a qualidade da educação, reduzir desigualdades e formar cidadãos autônomos, críticos e preparados para os desafios do século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raíla Suelen Pereira Viana, Instituto Federal de Educação do Sertão Pernambucano (IFSertão-PE), Brasil.

Cursa Mestrado Profissional em Filosofia pelo Instituto Federal de Educação do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Brasil. 

Ginete Cavalcante Nunes, Instituto Federal de Educação do Sertão Pernambucano (IFSertão-PE), Brasil.

Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN. Mestrado Profissional em Filosofia pelo  Instituto Federal de Educação do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). 

Maria Jayara Santos Medeiros, Centro de Estudos  Avançados do Recife (CESAR), Pernambuco, Brasil.

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Paraíso do Ceará (FAP), Brasil. Especializando em Marketing Digital pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN), Brasil. Mestranda em Engenharia de Software pelo Centro de Estudos  Avançados do Recife (CESAR), Pernambuco, Brasil.

Referências

ARMSTRONG, Thomas. Neurodiversidade na sala de aula: como reconhecer e atender às necessidades de aprendizagem diversas. Porto Alegre: Artmed, 2012.

BUCKINGHAM, David. The media education manifesto. Cambridge: Polity Press, 2019.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 7 jul. 2015.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 20. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MEYER, Anne; ROSE, David H.; GORDON, David. Desenho universal para a aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Penso, 2014.

MORAN, José Manuel. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação hoje. Porto Alegre: Penso, 2015.

MORAN, José Manuel. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação hoje. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2021. p. 27-45.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

MORAN, José Manuel. Educação digital: novos desafios e caminhos. São Paulo: Paulus, 2021.

MORAN, José Manuel. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação hoje. In: BACICH, Lilian; MORAN, José Manuel (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2021. p. 27–45.

NÓVOA, António. Os professores e o novo espaço público da educação. In: NÓVOA, António (org.). Profissão professor. 3. ed. Porto: Porto Editora, 2020. p. 13–34.

NÓVOA, António. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 2, p. 1–15, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623684910

WARSCHAUER, Mark. Technology and social inclusion: rethinking the digital divide. Cambridge: MIT Press, 2006.

Downloads

Publicado

2026-07-31

Como Citar

Viana, R. S. P., Nunes, G. C., & Medeiros, M. J. S. (2026). Os Cinco Pilares da Educação Digital: Desafios e Possibilidades para a Escola Contemporânea. ID on Line. Revista De Psicologia, 20(82), 511–522. https://doi.org/10.14295/idonline.v20i82.4473

Edição

Seção

Comment