Práticas Interdisciplinares de Educação em Saúde no Currículo Escolar
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v20i80.4358Palavras-chave:
Educação em saúde, Interdisciplinaridade, Currículo escolar, Formação integral, CidadaniaResumo
A educação em saúde no contexto escolar tem se mostrado uma estratégia essencial para a formação integral dos estudantes. Através de práticas interdisciplinares, é possível promover o desenvolvimento de atitudes, valores e conhecimentos voltados à qualidade de vida, à prevenção de doenças e à construção de uma consciência crítica sobre os determinantes sociais da saúde. Trata-se de uma revisão narrativa, visando ampliar o conhecimento já existente sobre o tma. Dessa forma, é mais flexível não exigindo protocolos rigorosos de busca. Inclui levantamento de dados, leitura, seleção de artigos e síntese descritiva. O presente artigo discutiu a importância da inserção da educação em saúde no currículo escolar, evidenciando o papel dos professores e da escola na formação de cidadãos conscientes e responsáveis com seu bem-estar e com o coletivo.
Downloads
Referências
BEHRENS, Marilda Aparecida. A prática pedagógica e o desafio da interdisciplinaridade. Petrópolis: Vozes, 2013.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: Ministério da Educação, 2018.
BRASIL. Programa Saúde na Escola (PSE): Passo a Passo. Brasília: Ministério da Saúde/Ministério da Educação, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 46. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Constituição da Organização Mundial da Saúde. Genebra, 1946. Disponível em: https://www.who.int. Acesso em: 10 nov. 2025.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 17. ed. São Paulo: Libertad, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Larissa Sousa Ribeiro, Ginete Cavalcante Nunes, Jucélia Teixeira Macêdo, Lindemberg Rocha Freitas, Hidemburgo Gonçalves Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.







