Impacto do Estresse e Ansiedade no Desempenho Acadêmico: Uma Análise entre Estudantes dos Cursos de Engenharia do 1ºano da Universidade Óscar Ribas (Uór)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v19i78.4254

Palavras-chave:

Estresse e Ansiedade, Desempenho académico, Estudante Universitário, Universidade Óscar Ribas

Resumo

A transição para a vida universitária e o progresso dentro dela, estão frequentemente associados a aumentos significativos nos níveis de estresse e ansiedade entre os estudantes.O estresse e a ansiedade são reações comuns ao ambiente académico exigente das universidades que podem afetar negativamente a saúde mental e o desempenho académico dos estudantes.  Este estudo tem como objetivo analisar o impacto do estresse e ansiedade no desempenho académico dos estudantes do 1ºano do curso das engenharias da Universidade Óscar Ribas. Busca - se entender como essas condições impactam os estudantes na sua jornada universitária. Os instrumentos de recolha de dados foram a escala de ansiedade de Beck (BAI) e o a escala de estresse percebido (EPS-10). Neste estudo, conclui-se que os estudantes do 1º ano do curso das engenharias de Electromecânica e de Arquitectura e Urbanismo da faixa etária dos 22 aos 26 anos de idade do sexo masculino são os que   apresentaram elevados níveis de estresse da fase alerta e de resistência e de ansiedade moderada a grave, que impactam o baixo desempenho académico, devido à pressão académica, preocupações financeiras, espectativas familiares e a menor experiência e familiaridade que estes têm com o ambiente universitário e suas demandas.

Palavras – Chaves:  Estresse e Ansiedade,  Desempenho académico, Estudante Universitário, Universidade Óscar Ribas

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Américo Custódio Hungulo, Universidade Óscar Ribas, Angola.

Doutorando em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidade Internacional Iberoamericana do México. Professor e investigador da Universidade Óscar Ribas, Angola.

Cristina Lembe Simba Teixeira Oliveira, Universidade Óscar Ribas, Angola.

Doutora em Ciências Pedagógicas Pela Universidade de Ciego de Ávila Cuba, Decana da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Óscar Ribas, Angola.

Sandra Marisa Martins da Conceição Cruz, Universidade Óscar Ribas, Angola.

Licenciada em Psicologia pela Universidade Agostinho Neto, Angola. Professora da Universidade Óscar Ribas, Angola.

Referências

ALMEIDA, Leandro S. Transição, adaptação acadêmica e êxito escolar no ensino superior. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, Barcelona, v. 15, n. 11, p. 203-215, 2007.

AMBIEL, R. A. M. et al. Avaliação psicológica: guia de consulta para estudantes e profissionais de psicologia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.

ANDIFES. Pesquisa do perfil socioeconômico dos estudantes de graduação das universidades federais. Coord. PATRÍCIA VIEIRA TROPIA; LEONARDO BARBOSA E SILVA. Brasília: ANDIFES, 2019.

CARDOSO, Josiane Viana et al. Estresse em estudantes universitários: uma abordagem epidemiológica. Revista de Enfermagem UFPE On Line, [S.l.], v. 13, 27 ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.241547

CASSADY, J. C.; JOHNSON, R. E. Cognitive test anxiety and academic performance. Contemporary Educational Psychology, v. 27, n. 2, p. 270–295, 2002. DOI: https://doi.org/10.1006/ceps.2001.1094

CHOW, K.; HEALEY, M. Place attachment and place identity: first-year undergraduates making the transition from home to university. Journal of Environmental Psychology, v. 28, n. 4, p. 362–372, 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jenvp.2008.02.011

COSTA, D. S. D. et al. Sintomas de depressão, ansiedade e estresse em estudantes de Medicina e estratégias institucionais de enfrentamento. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. 1, p. 1–10, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.1-20190069

CUNHA, J. A. Manual da versão em português das Escalas Beck. São Paulo: Casa do Psicólogo Livraria e Editora, 2001.

ELAGRA, M. I. et al. Sleep quality among dental students and its association with academic performance. Journal of International Society of Preventive & Community Dentistry, v. 6, n. 4, p. 305–312, 2016. DOI: https://doi.org/10.4103/2231-0762.186788

FERREIRA, J. M. Ansiedade e estresse: conceitos e implicações. São Paulo: Editora Universitária, 2009.

GADZELLA, B. M. Student-life stress inventory: identification of and reactions to stressors. Psychological Reports, v. 74, n. 2, p. 395–402, 1994. DOI: https://doi.org/10.2466/pr0.1994.74.2.395

GARBIN, M. C.; OLIVEIRA, É. T.; TELLES, S. Active methodologies supported by interaction and communication technologies in higher education. Global Journal of Information Technology: Emerging Technologies, v. 11, n. 2, p. 47–54, 2021. DOI: https://doi.org/10.18844/gjit.v11i2.6117

GUIMARÃES, A. B. et al. Impact of excessive stress and anxiety on individual well-being and academic performance: a comparative study. Journal of Psychological Studies, v. 30, n. 2, p. 123–135, 2022.

HAYES, S. C.; SYTRATTON, T. Anxiety and stress: the fight-or-flight response and its implications. New York: Behavioral Science Press, 2008.

HERSI, L. et al. Mental distress and associated factors among undergraduate students at the University of Hargeisa, Somaliland: a cross-sectional study. International Journal of Mental Health Systems, v. 11, n. 1, p. 1–8, 2017. DOI: https://doi.org/10.1186/s13033-017-0146-2

LAZARUS, R. S.; FOLKMAN, S. Stress, appraisal, and coping. New York: Springer, 1984.

LIPP, M. E. N.; GUEVARA, A. J. H. Validação empírica do Inventário de Sintomas de Stress. Estudos de Psicologia, v. 11, n. 3, p. 43–49, 1994.

LIPP, M. N. Manual Inventário de Sintomas de Stress para adultos de Lipp (ISSL). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.

LIPP, M. N.; MALAGRIS, L. E. N. O stress emocional e seu tratamento. In: RANGE, B. (Org.). São Paulo: Artes Médicas, 2001.

LÚCIO, S. S. R. et al. Níveis de ansiedade e estresse em estudantes universitários. Revista Temas em Saúde, v. 19, n. 1, p. 260–274, 2019.

MALAGRIS, L. E. N.; FIORITO, A. C. C. Avaliação do nível de stress de técnicos da área de saúde. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 23, n. 4, p. 391–398, dez. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2006000400007

MÁXIMO, C. N.; FORTES, I. G. Estresse e nível de cortisol em universitários: revisão da literatura. Revista Saúde, Batatais-SP, v. 5, n. 2, p. 67–77, 2016.

MISRA, R.; McKEAN, M. College students' academic stress and its relation to their anxiety, time management, and leisure satisfaction. American Journal of Health Studies, v. 16, n. 1, p. 41–51, 2000.

PANCER, S. M. et al. Cognitive complexity of expectations and adjustment to university in the first year. Journal of Adolescent Research, v. 15, n. 1, p. 38–57, 2000. DOI: https://doi.org/10.1177/0743558400151003

PENA, G. S. et al. Odontologia Clínica-Científica, v. 20, p. 32–36, 2021. DOI: https://doi.org/10.25243/issn.1677-3888.v20i2p32-36

ROJAS, E. A ansiedade: como superar o estresse, as fobias e as obsessões. São Paulo: Mandarim, 1997.

ROSSETTI, M. O. et al. O inventário de sintomas de stress para adultos de Lipp (ISSL) em servidores da Polícia Federal de São Paulo. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 4, n. 2, p. 108–120, dez. 2008.

SARASON, I. G. Stress, anxiety, and cognitive interference: reactions to tests. Journal of Personality and Social Psychology, v. 46, n. 4, p. 929–938, 1984. DOI: https://doi.org/10.1037//0022-3514.46.4.929

SEYLE, H. Stress: a tensão da vida. São Paulo: IBRASA, 1965.

SILVA, R. T.; GOMES, A. P. Managing academic stress: a comparative study. Higher Education Studies, v. 15, n. 4, p. 45–59, 2021.

SILVA, J. G. A. R.; ROMARCO, E. K. V. Instrumento. Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, v. 23, p. 134–150, 2021. DOI: https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.30912

SMITH, M. H.; RENK, K. Predictors of academic-related stress in college students: an examination of coping, social support, parenting, and anxiety. NASPA Journal, v. 44, n. 3, p. 405–431, 2007. DOI: https://doi.org/10.2202/1949-6605.1829

SOARES, A. B. et al. O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no ensino superior. Psico-USF, Itatiba, v. 19, abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-82712014000100006

• ZEIDNER, M. Test anxiety: the state of the art. New York: Springer, 1998.

Downloads

Publicado

2025-10-31

Como Citar

Hungulo, A. C., Oliveira, C. L. S. T., & Cruz, S. M. M. da C. (2025). Impacto do Estresse e Ansiedade no Desempenho Acadêmico: Uma Análise entre Estudantes dos Cursos de Engenharia do 1ºano da Universidade Óscar Ribas (Uór). ID on Line. Revista De Psicologia, 19(78), 253–267. https://doi.org/10.14295/idonline.v19i78.4254

Edição

Seção

Artigos