As Várias Roupas da Língua Portuguesa

Autores

  • Sandra Maria Santos Dias Universidade do Vale do Acaraú
  • Raimundo Edilberto Moreira Lopes Universidade San Carlos (PY).
  • Ivonete Maria de Souza Sampaio Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v19i76.4202

Palavras-chave:

Linguagem, Variante linguística, Aprendizagem, Língua portuguesa

Resumo

O presente trabalho traz uma análise sobre o domínio da língua, seja ela oral ou escrita, e como ela é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, enfim, produz conhecimento. A escola e os seus professores têm a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos. A mesma deve assegurar a interação com a cultura mais valorizada e prestigiada, e integrando-o a produção/condução/transformação da sociedade. Esse estudo proporciona o conhecimento das “várias roupas da Língua Portuguesa” e o seu uso, adequado a cada situação comunicativa, trazendo assim ao meio escolar um novo olhar sobre a Língua Portuguesa. A Língua sendo analisada na forma de um ensino crítico da norma-padrão, dando espaço e fazendo um contraponto com o maior número possível de manifestações linguísticas, concretizadas nos gêneros textuais e nas variedades da língua, apresentando-lhes em sala de aula, condições de assumirem sua palavra, de se tornarem sujeitos de seu discurso. Sob essa ótica, o estudo também objetiva despertar no educador a prática de instigar no aluno a visão de que é ele que se submete e adequa o seu dizer às regras da língua, mas esta está a sua disposição para servi-lo nas mais diferentes situações discursivas, para ser bem sucedido em qualquer situação comunicativa. Além disso, leva a perceber que as ações podem render transformações no agir de outros profissionais da mesma área; e percebendo também que é assim que caminha o processo do conhecimento: a ousadia de buscar sempre o melhor, a mudança, a aprendizagem e o desenvolvimento de nossos aprendizes.

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Biografia do Autor

Sandra Maria Santos Dias, Universidade do Vale do Acaraú

Pós graduada em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Kurios. Graduada em Língua Portuguesa e Inglesa. Licenciatura Plena. UVA. Formadora Regional da Crede 12 do ciclo de formação MaisPaic – Programa Aprendizagem na Idade Certa.  Professora da rede pública do município de Banabuiú, na Escola de Ensino Fundamental Centro Educacional Municipal Celestino de Sousa. Dias 

Raimundo Edilberto Moreira Lopes , Universidade San Carlos (PY).

Mestre e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade San Carlos -PY. Especialista em Química e Biologia pela Universidade Regional do Cariri – URCA; Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC; Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA; Graduado em Ciências com habilitação Química e Biologia pela Universidade Estadual do Ceará, UECE; Engenheiro Civil graduado pelo Centro Universitário Maurício de Nassau, UNINASSAU; Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade EDUCAMINAS. Docente efetivo da rede pública municipal e estadual em Banabuiú-CE.

Ivonete Maria de Souza Sampaio, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará -UECE; Pós graduada no Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará- UECE; Pós graduada em Gestão escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Kürios-FAK. Formadora Municipal de Língua Portuguesa  do Programa do MEC GESTAR II; Formadora Municipal de Língua Portuguesa do Programa do MEC PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa; Professora de Língua Portuguesa na  EEF. Centro Educacional Municipal Celestino de Sousa; Atualmente Diretora Pedagógica da Escola Politécnica Philum-Phtec; Sócia-mantenedora da UNIPH-Faculdade Philum.  

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

Dias, S. M. S., Lopes , R. E. M., & Sampaio, I. M. de S. (2025). As Várias Roupas da Língua Portuguesa. ID on Line. Revista De Psicologia, 19(76), 222–247. https://doi.org/10.14295/idonline.v19i76.4202

Edição

Seção

Artigos