As Várias Roupas da Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v19i76.4202Palavras-chave:
Linguagem, Variante linguística, Aprendizagem, Língua portuguesaResumo
O presente trabalho traz uma análise sobre o domínio da língua, seja ela oral ou escrita, e como ela é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, enfim, produz conhecimento. A escola e os seus professores têm a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos. A mesma deve assegurar a interação com a cultura mais valorizada e prestigiada, e integrando-o a produção/condução/transformação da sociedade. Esse estudo proporciona o conhecimento das “várias roupas da Língua Portuguesa” e o seu uso, adequado a cada situação comunicativa, trazendo assim ao meio escolar um novo olhar sobre a Língua Portuguesa. A Língua sendo analisada na forma de um ensino crítico da norma-padrão, dando espaço e fazendo um contraponto com o maior número possível de manifestações linguísticas, concretizadas nos gêneros textuais e nas variedades da língua, apresentando-lhes em sala de aula, condições de assumirem sua palavra, de se tornarem sujeitos de seu discurso. Sob essa ótica, o estudo também objetiva despertar no educador a prática de instigar no aluno a visão de que é ele que se submete e adequa o seu dizer às regras da língua, mas esta está a sua disposição para servi-lo nas mais diferentes situações discursivas, para ser bem sucedido em qualquer situação comunicativa. Além disso, leva a perceber que as ações podem render transformações no agir de outros profissionais da mesma área; e percebendo também que é assim que caminha o processo do conhecimento: a ousadia de buscar sempre o melhor, a mudança, a aprendizagem e o desenvolvimento de nossos aprendizes.
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