Uma tese em movimento: Recortes de uma cartografia de si, interseccionalidade e contracolonialidade no campo educacional em textos literários de temática amazônica adaptados para o audiovisual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v19i76.4196

Palavras-chave:

Adaptação, Personagem, interseccionalidade, cartografia de si, Saberes Amazônicos, Educação

Resumo

A literatura e o audiovisual são expressões artísticas que não apenas refletem a sociedade, mas
também contribuem para sua compreensão crítica. Este artigo investiga a memória, a identidade e a
interseccionalidade na construção da personagem Domingas, do romance Dois Irmãos, de Milton
Hatoum e das personagens principais dos contos Promessa em Azul e Branco, de Eneida de Moraes e
Chuvas e Trovoadas, de Maria Lúcia Medeiros e suas respectivas adaptações audiovisuais. A pesquisa
parte dos estudos culturais, da literatura comparada e da metodologia da cartografia de si, abordando
como experiências pessoais dialogam com a ficção e evidenciam desigualdades estruturais baseadas em
raça, classe e gênero. O uso de adaptações literárias como instrumentos pedagógicos na formação de
graduandos de Letras, amplia seu engajamento em debates sociais e culturais alinhados à Agenda 2030
da Organização das Nações Unidas e aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

 

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Biografia do Autor

Eliana Pires de Almeida, Universidade Federal do Pará

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará, Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2012). Graduada em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2004). Professora e produtora audiovisual. A pesquisa em curso é financiada com Bolsa  Capes – Programa de Excelência Acadêmica - PROEX de Doutorado. 

Luís Heleno Montoril Del Castilo, Universidade Federal do Pará

Pós-doc CAPES - Sorbonne Nouvelle - CREPAL;  Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais; Mestre em Letras - Teoria Literária: Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará, Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará, Graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará.  É professor da Universidade Federal do Pará e orientador da tese em desenvolvimento. Belém/PA – Brasil.

Helena Bonito Couto Pereira, Universidade Federal do Pará

Pós-doc  no Department of Hispanic Studies da Universidade da Califórnia em Riverside (USA) e na Università degli Studi di Perugia. Doutora e Mestra em Letras Modernas (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo. Atua como Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA) e é coorientadora da tese em desenvolvimento. São Paulo /SP – Brasil.

Rui Jorge Moraes Martins Junior, Secretaria de Educação do Pará

Pós-doc em Direitos Humanos, Direitos Sociais e Direitos Difusos pelo Programa de Pós-Doutorado em Direitos Humanos da Universidade de Salamanca - USAL, Espanha. Doutor em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia e Mestre em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará. Belém / PA – Brasil.

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

Pires de Almeida, E., Heleno Montoril Del Castilo, L., Bonito Couto Pereira, H., & Jorge Moraes Martins Junior, R. (2025). Uma tese em movimento: Recortes de uma cartografia de si, interseccionalidade e contracolonialidade no campo educacional em textos literários de temática amazônica adaptados para o audiovisual. ID on Line. Revista De Psicologia, 19(76), 248–265. https://doi.org/10.14295/idonline.v19i76.4196

Edição

Seção

Artigos