A Evasão Acadêmica em uma Universidade Pública do Sul do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v19i76.4190

Palavras-chave:

Evasão na Universidade, Ensino Superior, Redução da Evasão

Resumo

A evasão no ensino superior representa um dos desafios mais difíceis e persistentes quando se trata da educação no Brasil. É um fenômeno que prejudica de maneira direta as universidades, os estudantes, bem como todo o cenário de desenvolvimento social. O objetivo do presente estudo foi conhecer algo mais sobre as principais questões envolvendo a evasão na Universidade Federal do Cariri (UFCA), suas causas e consequências. Também se considerou a existência ou não de políticas públicas, mais, ou menos presentes, a questão econômica e social dos  alunos, as demandas acadêmicas, bem como a oferta de uma infraestrutura adequada para o funcionamento dos diversos cursos. Além disso, o estudo debate sobre possíveis medidas que implementadas ou em andamento, para se enfrentar o problema em pauta e, sugere possíveis soluções que possam ajudar a reduzir os índices de evasão. Dentre tais ações estão: programas de tutoria e monitoria, reforço pedagógico, orientação vocacional, bem como melhorias na infraestrutura e nos serviços oferecidos. São medidas que intencionam tornar o ambiente acadêmico mais acolhedor e satisfatório, incentivando os alunos a permanecerem e concluírem seus cursos.

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Biografia do Autor

Ivanildo Lopes da Silva, Universidade Federal do Cariri

Graduação em Direito pela Universidade Regional do Cariri – URCA; Especializações em Docência do Ensino Superior  pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ;  Ensino de Língua Inglesa - URCA/ Universidade Federal do Ceará - UFC, Direito e Processo do Trabalho Doutor Leão Sampaio -  Unileão. Mestrado em Economia do Setor Público - CAEN/UFC. Servidor da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Coordenador de Ensino de Graduação na Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD. 

Gilmária Henllen Gondim Gomes, Universidade Federal do Cariri

Mestranda em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Graduação em Direito pela Faculdade Paraíso de Juazeiro do Norte. Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba. Especialização em Psicopedagogia pela Faculdades Integradas de Patos. Servidora técnico-administrativo da Universidade Federal do Cariri.

José Marcondes Macêdo Landim, Faculdade CECAPE

Doutor em Ciências da Saúde pelo Centro Universitário de Saúde ABC-SP; Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará -UECE; Professor da Rede Pública Estadual do Ceará. Atualmente é Presidente do Conselho Municipal de Educação de Juazeiro do Norte, Professor e Procurador Institucional da Faculdade CECAPE.

Hidemburgo Gonçalves Rocha, Universidade Federal do Cariri

Biólogo. Doutor em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará –UFC. Professor da Faculdade de Medicina da Faculdade Federal do Cariri –UFCA. 

Lindemberg Rocha Freitas, Instituto Federal do Ceará

Doutor em Ciências e Tecnologia de alimentos pela Universidade Federal da Paraíba. Professor Titular do Instituto Federal do Ceará.

Gislene Farias de Oliveira, Universidade Federal do Cariri

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da paraíba. Professora Titular da Universidade Federal do Cariri.

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

Silva, I. L. da, Gomes, G. H. G., Landim, J. M. M., Rocha, H. G., Freitas, L. R., & Oliveira, G. F. de. (2025). A Evasão Acadêmica em uma Universidade Pública do Sul do Ceará. ID on Line. Revista De Psicologia, 19(76), 79–100. https://doi.org/10.14295/idonline.v19i76.4190

Edição

Seção

Artigos