Saúde Mental e Autocuidado dos Professores da Educação Básica: Relato de Experiência do Projeto PSIEDUC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v19i76.4188

Palavras-chave:

SaúdeMental, Trabalho, autocuidado, professores

Resumo

O trabalho exaustivo dos professores da rede pública tem causado sintomas de adoecimento, pressões, além de desgastes físicos e psicológicos. Diante desse cenário, este trabalho refere-se a um relato de experiência realizado a partir de um projeto de extensão desenvolvido por graduandos do curso de Psicologia, com o intuito de fortalecer a rede de cuidado entre os professores, com foco no “cuidado do educador”. O projeto foi realizado em uma escola da rede pública, com professores do ensino médio que atuam na área de Ciências Exatas, como Matemática, Física e Química, entre outras disciplinas. Para que os professores possam reconhecer os sinais de seu adoecimento, é fundamental que compreendam a precarização de seu ofício. Além disso, é necessário que a sociedade valorize esses profissionais e, principalmente, que reconheça a urgência de implementar políticas e práticas de cuidado capazes de aliviar esse sofrimento e promover o bem-estar docente.

 

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Biografia do Autor

Maria de Fatima Alves dos Santos, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

Acadêmica do curso de graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio , Juazeiro do Norte - Ceará.

João Vitor Alves do Nascimento, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

Graduado do curso de Psicologia pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio, Juazeiro do Norte - Ceará.

Isaura Caroline Abrantes Silva, Universidade Regional do Cariri

Mestra em Educação pela Universidade Regional do Cariri. Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio, Juazeiro do Norte - Ceará.

Francisco Francinete Leite Junior, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

Doutorando em Psicologia Clinica pela Universidade Católica do Pernambuco ( UNICAP) Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduado em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Graduado em Psicologia pela Faculdade Leão Sampaio (FALS). Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional (KURIUS), História Social (URCA), Gestão Escolar (FJN) e Metodologia do Ensino Fundamental (FJN). Docente do Curso de Psicologia Centro Universitário Dr. Leão Sampaio- UNILEÃO. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio- UNILEÃO.

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

Santos, M. de F. A. dos, Nascimento, J. V. A. do, Silva, I. C. A., & Leite Junior, F. F. (2025). Saúde Mental e Autocuidado dos Professores da Educação Básica: Relato de Experiência do Projeto PSIEDUC. ID on Line. Revista De Psicologia, 19(76), 176–188. https://doi.org/10.14295/idonline.v19i76.4188

Edição

Seção

Relato de Experiência