Saúde Mental e Autocuidado dos Professores da Educação Básica: Relato de Experiência do Projeto PSIEDUC
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v19i76.4188Palavras-chave:
SaúdeMental, Trabalho, autocuidado, professoresResumo
O trabalho exaustivo dos professores da rede pública tem causado sintomas de adoecimento, pressões, além de desgastes físicos e psicológicos. Diante desse cenário, este trabalho refere-se a um relato de experiência realizado a partir de um projeto de extensão desenvolvido por graduandos do curso de Psicologia, com o intuito de fortalecer a rede de cuidado entre os professores, com foco no “cuidado do educador”. O projeto foi realizado em uma escola da rede pública, com professores do ensino médio que atuam na área de Ciências Exatas, como Matemática, Física e Química, entre outras disciplinas. Para que os professores possam reconhecer os sinais de seu adoecimento, é fundamental que compreendam a precarização de seu ofício. Além disso, é necessário que a sociedade valorize esses profissionais e, principalmente, que reconheça a urgência de implementar políticas e práticas de cuidado capazes de aliviar esse sofrimento e promover o bem-estar docente.
Downloads
Referências
ASSUNÇÃO, M. K. et al. Saúde Mental de Professores: O autocuidado como estratégia de enfrentamento às múltiplas jornadas quem cuida de quem educa? 2022. 25f. Dissertação (Graduação em Psicologia) Centro Universitário de Belo Horizonte, 2022.
BERNARDES, P. F. Síndrome de Burn-out: considerações iniciais. In: MENDANHA, M; BERNARDES, P. F.; SHIOZAMA, P. (eds.) Desvendando o Burn-out: uma análise interdisciplinar da síndrome do esgotamento profissional. São Paulo: LTR, 2018. p. 7-11.
BEZERRA, B. T. F.; PASSOS, G. R.; MARTINS, G. de C. Saúde mental dos professores do ensino fundamental. Revista Contemporânea, v. 3, n. 11, p. 23529–23548, 2023. DOI: 10.56083/RCV3N11-173. DOI: https://doi.org/10.56083/RCV3N11-173
CARVALHO, B. S.; JÚNIOR, D. A. C. Síndrome de Burnout, estresse e docência: uma análise reflexiva. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, v. 16, n. 12, p. 33856–33863, 2023. DOI: 10.55905/revconv.16n.12-284. DOI: https://doi.org/10.55905/revconv.16n.12-284
CUI, Q. et al. Job Stress, Burnout and the Relationship among the Science and Mathematics Teachers in Basic Education Schools. Eurasia Journal of Mathematics, v. 14, n. 7, p. 3236-3244, 2018. DOI: 10.29333/ejmste/85957. DOI: https://doi.org/10.29333/ejmste/85957
ESTRADA-ARAOZ, E. G. et al. Post-Pandemic Mental Health: Psychological Distress and Burnout Syndrome in Regular Basic Education Teachers. Social Sciences, v. 12, n. 5, p. 279, 2023. DOI: 10.3390/socsci12050279. DOI: https://doi.org/10.3390/socsci12050279
FISCHER, M. L.; BURDA, T. A. M; ROSANELI, C. F. O autocuidado para saúde global: um compromisso ético com a coletividade. Revista Holos, v. 4, e12844, 2022. DOI: 10.15628/holos.2022.12844.
FISCHER, M. L. et al. Panorama da nutrigenômica no Brasil sob uma perspectiva bioética. Revista Latino-Americana de Bioética, v. 20, n. 1, pág. 27–48, 2020. DOI: 10.18359/rlbi.3475. DOI: https://doi.org/10.18359/rlbi.3475
GIRONDOLI, Y. M.; SOARES, M. C. R. Autocuidado e qualidade de vida. Orientações em saúde. Instituto Federal Espírito Santo, 2023. Disponível em: https://www.ifes.edu.br/noticias-servidor/20951-material-educativo-da-cass-traz-orientacoes-sobre-autocuidado. Acesso em: 13 out. 2024.
GUERRA, A. L. R. Metodologia da pesquisa científica e acadêmica. Revista interdisciplinar de ensino e educação, v. 1, n. 2, p. 149–159, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8240361.
HAN, B-C. Favor fechar os olhos. São Paulo: Perspectiva, 2021. 64p.
MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional. Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9010. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010
OLIVEIRA, A. M. et al. Saúde Mental de Professores da Rede Pública de Ensino. Revista Ambiente Acadêmico, v. 3, n. 2, 2017.
PAIVA, R. S. O adoecimento do professor da educação básica: Uma análise à luz das ciências do trabalho. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 7, p. 74820–74840, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n7-589. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-589
PEELE, M.; WOLF, S. Depressive and Anxiety Symptoms in Early Childhood Education Teachers: Relations to Professional Well-Being and Absenteeism. Early Childhood Research Quarterly, v. 55, p. 275-283, 2021. DOI: 10.1016/j.ecresq.2020.11.008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ecresq.2020.11.008
PICHON-RIVIÈRE, E. Teoria do vínculo. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2012.
REIS, E. J. F. B. et al. Docência e exaustão emocional. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 94, p. 229-253, 2006. DOI: 10.1590/S0101-73302006000100011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000100011
SAMPAIO, T. B. Metodologia da pesquisa. Santa Maria, RS: UFSM, CTE, UAB, 2022.
SOUZA. A.S.; OLIVEIRA, G.S.; ALVES, L.H. A Pesquisa Bibliográfica: Princípios e Fundamentos. Cadernos da Fucamp, v.20, n.43, p.64-83, 2021.
TRINDADE, M. S.; ARTECHE, A. X; ROCHA, K. B. Intervenções psicossociais em saúde mental para professores: uma revisão narrativa. Research, Society and Development, v. 11, n. 14, e10111436079, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i14.36079. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i14.36079
VIEGAS, M. F. Trabalhando todo o tempo: sobrecarga e intensificação no trabalho de professoras da educação básica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, e244193, 2022. DOI: 10.1590/S1678-4634202248244193. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248244193
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Francisco Francinete Leite Junior, Maria de Fatima Alves dos Santos, João Vitor Alves do Nascimento, Isaura Caroline Abrantes Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.