Construção de Atribuições do Trabalho Psicológico em Saúde Mental em uma Instituição de Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v19i76.4165

Palavras-chave:

Prática Psicológica., Processos de Trabalho em Saúde., Saúde Mental., Universidades.

Resumo

Diante das mudanças estruturais da sociedade na atualidade que impactam a saúde mental dos estudantes nas instituições de ensino superior (IES) e demandam a atuação do psicólogo, objetiva-se a estruturação de atribuições possíveis dos psicólogos em saúde mental, no contexto da IES. Trata-se de um relato de experiência, de caráter qualitativo, que ocorreu entre os meses de junho e julho de 2024 em uma IES no interior paulista. Resultaram doze atribuições que englobam ações nos âmbitos individuais e grupais, desde a prevenção até a recuperação dos processos em saúde mental e que se fundamentam em uma abordagem crítica sobre a noção ampliada do sofrimento psíquico na universidade. Considera-se que as atribuições dialogam com as reais necessidades dos profissionais e discentes da IES. Tais atribuições convergem com a necessidade de constante aprimoramento teórico-prático do psicólogo e da atuação enquanto agente transformador em saúde mental.

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Biografia do Autor

Julia Braconi Bernardes, Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)

Mestranda no Programa de Pós Graduação em "Ensino em Saúde" (PPGES), pela pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) e especializanda em Metodologias Ativas para Educação pela PUC Minas. Especialista em Saúde Mental na modalidade de Residência Multiprofissional pela FAMEMA  e em Psicologia em Saúde (CRP/6a região). Psicóloga pelo Centro Universitário São Camilo.

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

Braconi Bernardes, J. (2025). Construção de Atribuições do Trabalho Psicológico em Saúde Mental em uma Instituição de Ensino Superior. ID on Line. Revista De Psicologia, 19(76), 1–10. https://doi.org/10.14295/idonline.v19i76.4165

Edição

Seção

Relato de Experiência