Construção de Atribuições do Trabalho Psicológico em Saúde Mental em uma Instituição de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v19i76.4165Palavras-chave:
Prática Psicológica., Processos de Trabalho em Saúde., Saúde Mental., Universidades.Resumo
Diante das mudanças estruturais da sociedade na atualidade que impactam a saúde mental dos estudantes nas instituições de ensino superior (IES) e demandam a atuação do psicólogo, objetiva-se a estruturação de atribuições possíveis dos psicólogos em saúde mental, no contexto da IES. Trata-se de um relato de experiência, de caráter qualitativo, que ocorreu entre os meses de junho e julho de 2024 em uma IES no interior paulista. Resultaram doze atribuições que englobam ações nos âmbitos individuais e grupais, desde a prevenção até a recuperação dos processos em saúde mental e que se fundamentam em uma abordagem crítica sobre a noção ampliada do sofrimento psíquico na universidade. Considera-se que as atribuições dialogam com as reais necessidades dos profissionais e discentes da IES. Tais atribuições convergem com a necessidade de constante aprimoramento teórico-prático do psicólogo e da atuação enquanto agente transformador em saúde mental.
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