Impacto das Mídias Digitais na Saúde Mental de Adolescentes: Uma Análise Integrativa de Sintomas de Depressão e Estresse

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v19i76.4161

Palavras-chave:

Comportamento de Risco, Mídias Digitais, Adolescentes

Resumo

O uso crescente de dispositivos digitais entre adolescentes levanta preocupações sobre os impactos no desenvolvimento cognitivo, emocional e social. O estresse digital, relacionado às redes sociais, envolve reações a notificações, expectativas, julgamentos e pressões nos relacionamentos, mas ainda tem definições em evolução. Esse estudo objetivou investigar o impacto das mídias sociais na saúde mental dos adolescentes, com foco na depressão e no estresse. Realizou-se uma revisão integrativa exploratória nas bases Psycinfo, Scielo, Lilacs e Pubmed, selecionando 141 estudos, dos quais 13 atenderam aos critérios de inclusão. O ambiente digital tem sido associado ao aumento de sintomas de depressão e estresse em adolescentes, além de comportamentos compulsivos, uso de substâncias, piora do sono e aumento de ideações suicidas. O uso excessivo das mídias digitais pode prejudicar a saúde mental dos adolescentes, sendo necessária mais pesquisa para criar estratégias que promovam um uso saudável dessas tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danillo Magnum Farias Chagas, Universidade Tiradentes

Graduando em Psicologia pela Universidade Tiradentes; Diretor de pesquisa da Liga Acadêmica de Psicologia LAPSI; Aluno de Iniciação Científica

Isla Thamera da Cunha Medeiros, Universidade Tiradentes

Graduanda em Psicologia pela Universidade Tiradentes, Diretora de Extensão da Liga Acadêmica de Psicologia LAPSI; Aluna de Iniciação Científica. 

Andrea Biazatti Outo, Universidade Tiradentes

Psicóloga com graduação pela Universidade Luterana do Brasil, Professora Universitária pela Universidade Tiradentes, Pós-Graduada em Terapia Cognitiva Comportamental pela Faculdade de Medicina de Rio Preto, Mestranda em Biociências da Saúde pela Universidade Tiradentes. 

Ana Paula Noriko Cimino, Universidade Tiradentes

Psicóloga com graduação pela Universidade Católica de Pernambuco, Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco, Doutoranda em Educação pela Universidade Tiradentes, Coordenadora do curso de Psicologia pela Universidade Tiradentes.

Referências

Andreassen, C. (2015). Online Social Network Site Addiction: A Comprehensive Review. Current Addiction Reports, 2(2), 175–184. https://doi.org/10.1007/s40429-015- 0056-9. DOI: https://doi.org/10.1007/s40429-015-0056-9

Arrivillaga, C., Rey, L., Extremera, N., (2022). A mediated path from emotional intelligence to problematic social media use in adolescents: The serial mediation of perceived stress and depressive symptoms. Addict Behav. 2022 Jan;124:107095. doi: 10.1016/j.addbeh.2021.107095. Epub 2021 Aug 23. PMID: 34479068. DOI: https://doi.org/10.1016/j.addbeh.2021.107095

Brand, M., Young, K. S., Laier, C., Wolfling, ̈ K., & Potenza, M. N. (2016). Integrating psychological and neurobiological considerations regarding the development and maintenance of specific Internet-use disorders: An Interaction of Person-Affect-Cognition-Execution (I-PACE) model. Neuroscience and Biobehavioral Reviews, 71, 252–266. https://doi.org/10.1016/j.neubiorev.2016.08.033. DOI: https://doi.org/10.1016/j.neubiorev.2016.08.033

Cetik.BR. (2024). TIC Kids Online investiga, pela primeira vez, frequência do uso de plataformas digitais por crianças e adolescentes. Acessado em 20/01/25. Disponível em (https://cetic.br/pt/noticia/tic-kids-online-investiga-pela-primeira-vez-frequencia-do-uso-de-plataformas-digitais-por-criancas-e-adolescentes/).

Chao, M., Lei, J., He, R., Jiang, Y., Yang, H., (2023). TikTok use and psychosocial factors among adolescents: Comparisons of non-users, moderate users, and addictive users. Psychiatry Res. 2023 Jul;325:115247. doi: 10.1016/j.psychres.2023.115247. Epub 2023 May 6. PMID: 37167877. DOI: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2023.115247

Choukas-Bradley, S., Nesi, J., Widman, L., & Galla, B. M. (2020). The Appearance-Related Social Media Consciousness Scale: Development and validation with adolescents. Body Image, 33, 164–174. https://doi.org/10.1016/j.bodyim.2020.02.017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.bodyim.2020.02.017

Dagher, M., Farchakh, Y., Barbar, S., Haddad, C., Akel, M., Hallit, S., Obeid, S., (2021) Association between problematic social media use and memory performance in a sample of Lebanese adults: the mediating effect of anxiety, depression, stress and insomnia. Head Face Med. 2021 Feb 23;17(1):6. doi: 10.1186/s13005-021-00260-8. PMID: 33622360; PMCID: PMC7901207. DOI: https://doi.org/10.1186/s13005-021-00260-8

Gansner, M., Belfort, E., Cook, B., Leahy, C., Colon-Perez A., Mirda, D., Carson, N., (2019). Problematic Internet Use and Associated High-Risk Behavior in an Adolescent Clinical Sample: Results from a Survey of Psychiatrically Hospitalized Youth. Cyberpsychol Behav Soc Netw. 2019 May;22(5):349-354. doi: 10.1089/cyber.2018.0329. Epub 2019 Mar 21. PMID: 30896977. DOI: https://doi.org/10.1089/cyber.2018.0329

Garthe, R.C., Kim, S., Welsh, M., Wegmann, K., Klingenberg, J., (2023). Cyber-Victimization and Mental Health Concerns among Middle School Students Before and During the COVID-19 Pandemic. J Youth Adolesc. 2023 Apr;52(4):840-851. doi: 10.1007/s10964-023-01737-2. Epub 2023 Feb 8. PMID: 36754916; PMCID: PMC9908506. DOI: https://doi.org/10.1007/s10964-023-01737-2

Hammen, C., (2005). Stress and depression. Annu Rev Clin Psychol. 2005;1:293-319. doi: 10.1146/annurev.clinpsy.1.102803.143938. PMID: 17716090. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev.clinpsy.1.102803.143938

Maheux, A.J., Laurenceau, J.P., Roberts, S.R., Nesi, J., Widman, L., Choukas-Bradley, S., (2024), Longitudinal Change in Appearance-Related Social Media Consciousness and Depressive Symptoms: A Within-Person Analysis during Early-to-Middle Adolescence. J Youth Adolesc. 2024 Oct;53(10):2287-2299. doi: 10.1007/s10964-024-01998-5. Epub 2024 May 24. PMID: 38789876; PMCID: PMC11413103. DOI: https://doi.org/10.1007/s10964-024-01998-5

Mendes, K. D. S., Silveira, R. C. D. C. P., & Galvão, C. M. (2008). Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto-enfermagem, 17, 758-764. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018

Nick, E.A., Kilic, Z., Nesi, J., Telzer, E.H., Lindquist, K.A., Prinstein, M.J., (2021). Adolescent Digital Stress: Frequencies, Correlates, and Longitudinal Association With Depressive Symptoms. J Adolesc Health. 2022 Feb;70(2):336-339. doi: 10.1016/j.jadohealth.2021.08.025. Epub 2021 Oct 16. PMID: 34666954; PMCID: PMC10153431. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2021.08.025

Orben, A., (2020). Teenagers, screens and social media: a narrative review of reviews and key studies. Soc Psychiatry Psychiatr Epidemiol. 2020 Apr;55(4):407-414. doi: 10.1007/s00127-019-01825-4. Epub 2020 Jan 10. PMID: 31925481. DOI: https://doi.org/10.1007/s00127-019-01825-4

Pino, O., Mastromarino, S., (2023). Impact of emotional intelligence (EI) on social network abuse among adolescents during COVID-19 outbreak in Italy. Acta Biomed. 2023 Jun 14;94(3):e2023150. doi: 10.23750/abm.v94i3.14468. PMID: 37326263; PMCID: PMC10308479.

Rao, U., Hammen, C.L., and Poland, R.E., (2009). Mechanisms underlying the comorbidity between depressive and addictive disorders in adolescents: interactions between stress and HPA activity, Am J Psychiatry, 166: 361–9. [PubMed: 19223436] DOI: https://doi.org/10.1176/appi.ajp.2008.08030412

Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP, (2024). #MENOS TELAS #MAIS SAÚDE – Atualização 2024 –. Manual de Orientação Grupo de Trabalho Saúde na Era Digital (gestão 2022-2024). Nº 163, 13 de Agosto de 2024. Disponível em (https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/24604c-MO__MenosTelas__MaisSaude-Atualizacao.pdf)

Sha, P., Dong, X., (2021). Research on Adolescents Regarding the Indirect Effect of Depression, Anxiety, and Stress between TikTok Use Disorder and Memory Loss. Int J Environ Res Public Health. 2021 Aug 21;18(16):8820. doi: 10.3390/ijerph18168820. PMID: 34444569; PMCID: PMC8393543. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph18168820

Shafi, R.M.A., Nakonezny, P.A., Miller, K.A., Desai, J., Almorsy, A.G., Ligezka, A.N., Morath, B.A., Romanowicz, M., Croarkin, P.E., (2021). An exploratory study of clinical and physiological correlates of problematic social media use in adolescents. Psychiatry Res. 2021 Aug;302:114020. doi: 10.1016/j.psychres.2021.114020. Epub 2021 May 19. PMID: 34098156; PMCID: PMC8277714. (A) DOI: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2021.114020

Shafi, R.M.A., Nakonezny, P.A., Miller, K.A., Desai, J., Almorsy, A.G., Ligezka, A.N., Morath, B.A., Romanowicz, M., Croarkin, P.E., (2021). Altered markers of stress in depressed adolescents after acute social media use. J Psychiatr Res. 2021 Apr;136:149-156. doi: 10.1016/j.jpsychires.2021.01.055. Epub 2021 Feb 2. PMID: 33592386; PMCID: PMC8009842. (B) DOI: https://doi.org/10.1016/j.jpsychires.2021.01.055

Sharifian, N., Zahodne, L.B., (2021). Daily associations between social media use and memory failures: the mediating role of negative affect. J Gen Psychol. 2021 Jan-Mar;148(1):67-83. doi: 10.1080/00221309.2020.1743228. Epub 2020 Apr 11. PMID: 32281502; PMCID: PMC8074877. DOI: https://doi.org/10.1080/00221309.2020.1743228

Song, J., Yang, J., Yoo, S., Cheon, K., Yun, S., Shin, Y., (2023). Exploring Korean adolescent stress on social media: a semantic network analysis. PeerJ. 2023 Mar 24;11:e15076. doi: 10.7717/peerj.15076. PMID: 36992939; PMCID: PMC10042152. DOI: https://doi.org/10.7717/peerj.15076

Steele, R.G., Hall, J.A., Christofferson, J.L., (2020). Conceptualizing digital stress in adolescents and young adults: Towards the development of an empirically based model. Clin Child Fam Psychol Rev. 2020;23(1):15–26. Doi:10.1007/s10567-019-00300-5 [PubMed: 31392451] DOI: https://doi.org/10.1007/s10567-019-00300-5

Taddi, V.V., Kohli, R.K., Puri, P., (2024). Perception, use of social media, and its impact on the mental health of Indian adolescents: A qualitative study. World J Clin Pediatr. 2024 Sep 9;13(3):97501. doi: 10.5409/wjcp.v13.i3.97501. PMID: 39350908; PMCID: PMC11438920. DOI: https://doi.org/10.5409/wjcp.v13.i3.97501

Vieira, Y.P., Viero, V.D.S.F., Saes-Silva, E., Silva, P.A.D., Silva. L.S.D., Saes. M.O., Demenech, L.M., Dumith, S.C., (2022). Excessive use of social media by high school students in southern Brazil. Rev Paul Pediatr. 2022 May 27;40:e2020420. doi: 10.1590/1984-0462/2022/40/2020420IN. PMID: 35648981; PMCID: PMC9150901. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0462/2022/40/2020420in

Yu, L., Du, M., (2022). Social networking use, mental health, and quality of life of Hong Kong adolescents during the COVID-19 pandemic. Front Public Health. 2022 Oct 31;10:1040169. doi: 10.3389/fpubh.2022.1040169. PMID: 36388293; PMCID: PMC9659958. DOI: https://doi.org/10.3389/fpubh.2022.1040169

Downloads

Publicado

2025-05-31

Como Citar

Chagas, D. M. F., Medeiros, I. T. da C., Outo, A. B., & Cimino, A. P. N. (2025). Impacto das Mídias Digitais na Saúde Mental de Adolescentes: Uma Análise Integrativa de Sintomas de Depressão e Estresse. ID on Line. Revista De Psicologia, 19(76), 11–27. https://doi.org/10.14295/idonline.v19i76.4161

Edição

Seção

Artigos