A Importância da Inteligência Emocional na Liderança aplicada no Contexto Organizacional
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v19i75.4153Palavras-chave:
Inteligência Emocional, Liderança, OrganizaçõesResumo
A inteligência emocional desempenha um papel fundamental no ambiente organizacional, observando como os líderes agem com suas próprias emoções e com as emoções dos outros. É notória a escassez de gestores capacitados para controlar seus próprios sentimentos e conduzir os conflitos vindo do ambiente de trabalho. Neste contexto, a presente estudo tem como objetivo explorar a relevância da inteligência emocional no âmbito organizacional e sua aplicabilidade na liderança. Acredita-se que a inteligência emocional se torna uma competência essencial para o sucesso das pessoas, tanto na vida profissional quanto pessoal. Logo, a IE influencia não só o sucesso individual do gestor, mas também da organização como um todo. Para isso, a metodologia utilizada foram pesquisas bibliográficas, artigos, embasados nas obras do Daniel Goleman, Chiavenato, entre outros. Conclui-se que a IE se tornou uma ferramenta-chave para as organizações no desenvolvimento líderes que buscam se aprimorar, provando que o uso inteligente e certo do gerenciamento das emoções no contexto organizacional, auxilia na obtenção de um desempenho melhor e na criação de resultados favoráveis.
Downloads
Referências
CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 3ª. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
Cortella, M. S. 2021. Qual é a tua obra?: Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 25ed. Revista e atualizada. Editora Vozes Ltda, Petrópolis, RJ, Brasil.
DUBRIN, A.J. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira Thomson Leaning, 2003.
GOLEMAN, D. Inteligência emocional: a teria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
GOLEMAN, Daniel. Trabalhando com a Inteligência Emocional. 1. Ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
LIMA, L. F. G. de.; ASSAFRÃO, V. C. de L..; KUMANAYA, D. R. G..; PARO, J.A..;BONINI,L.M. de M.. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS ORGANIZAÇÕES: uma revisão de literatura. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 8, n. 8, p. 502–513, 2022. DOI: 10.51891/rease.v8i8.6523. Disponível em: https://www.periodicorease.pro.br/rease/article/view/6523. Acesso em: 29 dez.. 2023.
MOSCOVICI, F. Desenvolvimento Interpessoal. 17. Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2015.
OLIVEIRA, K. Pesquisa de Clima Organizacional: saiba o que é e como implementar na sua empresa. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. 2023. Disponível em: https://blog.academiaperspectiva.com/pesquisa-de-clima-organizacional-saiba-o-que-e-ecomo-implementar-na-sua-empresa/. Acesso em: 17 set. 2023.
PIRES, Alexandra Alves; et al. Eficácia da Inteligência Emocional e suas Competências no Ambiente Corporativo. Revista Foco, v. 17, n. 6, p. e 5207, 2024. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/5207. Acesso em: 31 ago. 2024.
ROBBINS, S.P; Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2009.
SILVA, F. D.; SILVA, E. R.; BERGAMINI, G. B. O CLIMA ORGANIZACIONAL COMO FATOR PARA O DESEMPENHO PROFISSIONAL. Rev Cient Fac Educ e Meio Ambiente [Internet] FAEMA. ;8(2):745-749. 2018. Disponível em: https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/603. Acesso em 06 out. 2023.
SOTO, E. Comportamento organizacional: o impacto das emoções. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, Learning, 2002.
WEISINGER, H. Inteligência emocional no trabalho: como aplicar os conceitos revolucionários da I.E nas suas relações profissionais, reduzindo o estresse, aumentando sua satisfação, eficiência e competitividade. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jéssica Thaís Viana Maranhão, Ana Lucia de Paula Ferreira Nunes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.