Impactos da Falta de Alfabetização na Idade Adequada: Desafios e Estratégias para a Educação Infantil

Autores

  • Rayane da Silva Lavor Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central
  • Débora Benício Alves Oliveira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central
  • Francisca Ivoneide Benício Malaquias Alves Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central
  • Maricélia Félix Andrade Bringel Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i74.4137

Palavras-chave:

Educação Infantil, Letramento, Alfabetização

Resumo

Esta pesquisa investiga os impactos da falta de alfabetização na idade adequada e as medidas para enfrentar tais desafios. O objetivo do estudo foi mostrar quais as consequências de longo prazo para o desenvolvimento cognitivo e acadêmico das crianças que não são alfabetizados na idade certa. Além disto, o estudo busca identificar os principais desafios enfrentados por essas crianças, explorar estratégias eficazes para promover a alfabetização na educação infantil e analisar o papel dos educadores e das políticas educacionais da promoção da alfabetização precoce na infância. Adotando uma abordagem qualitativa, a pesquisa integra métodos dedutivos e indutivos, fundamentando-se na análise de documentos e na revisão da literatura para produzir conhecimentos atualizados e inovadores. O estudo foi desenvolvido no ambiente escolar e com dados referentes aos impactos da falta de alfabetização da idade adequada, através de entrevista com profissionais da educação infantil e outros envolvidos. Os resultados mostram que os desafios das instituições de ensino vão além do ambiente escolar, sendo influenciados por falta de recursos, baixa participação familiar e condições socioeconômicas desfavoráveis. Esses fatores afetam o progresso dos alunos e dificultam o ensino de qualidade. Apoiar a formação contínua dos educadores e garantir a compra de materiais pedagógicos apropriados, além de incentivar a participação da comunidade, são estratégias eficazes para lidar com essa questão e aprimorar os índices de alfabetização entre as crianças. Assim, pode-se afirmar que a resolução dos desafios educacionais relacionados à alfabetização demanda uma abordagem abrangente e integrada, na qual diversos envolvidos colaborem para o êxito desse aspecto essencial da educação.

 

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Biografia do Autor

Rayane da Silva Lavor, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Débora Benício Alves Oliveira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

 

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Maricélia Félix Andrade Bringel, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

 

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Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão