Práticas Pedagógicas para a Igualdade Racial na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v18i74.4136Palavras-chave:
Práticas pedagógica, Igualdade racial, Educação InfantilResumo
A infância é a etapa onde a criança começa a aprender e a entender o respeito ao próximo e, mediante construções de práticas pedagógicas, fica mais abrangente a promoção da igualdade racial. Esta pesquisa visou as relações étnico-raciais na infância, mais especificamente, na Educação Infantil, como objetivo geral intensificar na construção da identidade. A justificativa para a elaboração do estudo consiste no garantir uma educação que supere o racismo e as desigualdades, além de promover os esforços para a construção da identidade das crianças. A metodologia aplicada na realização da presente pesquisa é de caráter qualitativo e bibliográfico, diante de observações e análises sobre o tema. Os resultados demonstram que os professores e as famílias, ao continuarem realizando momentos em que abordem mais sobre as práticas pedagógicas para a igualdade racial na educação infantil poderá minimizar a problemática dentro da sala de aula, onde entende-se que ainda prevalece a predominação eurocêntrica, mais popularmente conhecida como “homem branco”. Conclui-se que o ensino étnico racial em sala de aula desde a primeira etapa de ensino é de suma importância para prática do respeito e igualdade na formação social do aluno.
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