Práticas Pedagógicas para a Igualdade Racial na Educação Infantil

Autores

  • Inayanne Regina de Oliveira e Silva Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Débora Benício Alves Oliveira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Francisca Ivoneide Benício Malaquias Alves Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Maricélia Felix Andrade Bringel Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i74.4136

Palavras-chave:

Práticas pedagógica, Igualdade racial, Educação Infantil

Resumo

A infância é a etapa onde a criança começa a aprender e a entender o respeito ao próximo e, mediante construções de práticas pedagógicas, fica mais abrangente a promoção da igualdade racial. Esta pesquisa visou as relações étnico-raciais na infância, mais especificamente, na Educação Infantil, como objetivo geral intensificar na construção da identidade. A justificativa para a elaboração do estudo consiste no garantir uma educação que supere o racismo e as desigualdades, além de promover os esforços para a construção da identidade das crianças. A metodologia aplicada na realização da presente pesquisa é de caráter qualitativo e bibliográfico, diante de observações e análises sobre o tema. Os resultados demonstram que os professores e as famílias, ao continuarem realizando momentos em que abordem mais sobre as práticas pedagógicas para a igualdade racial na educação infantil poderá minimizar a problemática dentro da sala de aula, onde entende-se que ainda prevalece a predominação eurocêntrica, mais popularmente conhecida como “homem branco”. Conclui-se que o ensino étnico racial em sala de aula desde a primeira etapa de ensino é de suma importância para prática do respeito e igualdade na formação social do aluno.

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Biografia do Autor

Inayanne Regina de Oliveira e Silva, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Débora Benício Alves Oliveira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Francisca Ivoneide Benício Malaquias Alves, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Maricélia Felix Andrade Bringel, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

 

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Publicado

2024-12-30

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