A Participação das Famílias Quilombolas no Contexto Escolar

Autores

  • Anadia de Oliveira Lima Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Maria Dara Souza Barros Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Maricélia Félix Andrade Bringel Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i74.4134

Palavras-chave:

Família, Escola, Educação Quilombola

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado de uma pesquisa qualitativa e etnográfica sobre a participação das famílias na escola Municipal Quilombola José Néu de Carvalho, localizada em Conceição das Crioulas, município de Salgueiro-PE. O trabalho buscou respostas estratégicas para aproximar os familiares e a escola para o melhor desenvolvimento das crianças. A referida pesquisa foi estruturada em dois eixos, o primeiro relata sobre Educação Escolar Quilombola e o segundo engloba a importância da participação das famílias na escola. Para embasamento teórico, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema. A metodologia constou de entrevistas com uma representação de mães de alunos da escola citada, para discutir sobre as dificuldades que muitas vezes impossibilitam as famílias de cumprirem seu real papel no acompanhamento do/a filho/a na trajetória escolar. É importante ressaltar que a principal motivação para efetuação deste estudo, deu-se pelo fato de que ultimamente, tornou-se evidente o distanciamento dos pais ou responsáveis para com o ambiente de estudo dos filhos. Os resultados indicaram que uma maior participação das famílias quilombolas no ambiente escolar pode contribuir de uma forma mais efetiva para o desenvolvimento integral dos alunos, formando assim cidadãos conscientes, críticos, reflexivos e preparados para a vida em sociedade. Para efetivar essa participação ativa dos pais na vida escolar dos seus filhos, verifica-se que é necessário a criação de políticas públicas que incentivem a colaboração entre escola e comunidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anadia de Oliveira Lima, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Maria Dara Souza Barros, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Maricélia Félix Andrade Bringel, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Referências

ANDRADE, R. Quilombos: Resistência e cultura. São Paulo: Editora Brasil, 2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 8. ed. Brasília, DF: Edições Câmara, 2013b. Disponível em: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/ bdcamara/2762/ldb_5ed.pdf. Acesso em: 3 set. 2024.

CARVALHO, M. E. P. De. (2000). Relações entre família e escola e suas implicações de gênero. Cadernos de Pesquisa, 110,144-155. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742000000200006

CHECHIA, Valéria Aparecida; Andrade, Antônio dos Santos. O desempenho escolar dos filhos na percepção de pais de alunos com sucesso e insucesso escolar. Estud. psicol. (Natal), 10 (3), Dez 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2005000300012. Acesso em: 25/08/2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2005000300012

COSTA, M. Educação e diversidade cultural: Desafios e perspectivas. Rio de Janeiro: Editora Educação, 2017.

FREIRE Paulo, Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados 15 (42), 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142001000200013

GOMES, L. Parcerias comunitárias na educação quilombola. Recife: Editora Social, 2020.

LIMA, A. Projetos culturais na escola: Um caminho para a inclusão. Salvador: Editora Inclusiva, 2015.

MACEDO, R.M. A família diante das dificuldades escolares do filho, Petrópolis: Editora Vozes, 1994.

NASCIMENTO, Márcia (UNB, 2017), “Por uma pedagogia crioula: memória, identidade e resistência no quilombo de Conceição das Crioulas – PE”; Dissertação de Mestrado.

OLIVEIRA, J. A importância da participação familiar na educação. Belo Horizonte: Editora Acadêmica, 2016.

PEREIRA, T. Formação continuada para educadores: Inclusão e diversidade. Fortaleza: Editora Pedagógica, 2019.

PINTO, Fátima C F.; GARCIA, Vanessa C.; LETICHEVSKY, Ana C. Pesquisa Nacional Qualidade na Educação: a escola pública na opinião dos pais. aval.pol.públ.Educ. 14 (53), Dez 2006. https://doi.org/10.1590/S0104-40362006000400008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362006000400008

REGO, Nelson Paiva. A escola e a família. São Paulo: Editora Ática, 2003.

SILVA, E. Preconceito e discriminação no ambiente escolar. Porto Alegre: Editora Escolar, 2018.

SOUZA, P. Desafios da educação quilombola. Brasília: Editora Federal, 2014.

SZYMANSKI, H. (1997). Encontros e desencontros na relação família-escola. Idéias, 25, 213-225.

TENENTE, Luiza. Índice de crianças de 4 e 5 anos na escola cai após a pandemia, diz IBGE; meta de universalização fica distante. g1.globo.com. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/06/07/indice-de-criancas-de-4-e-5-anos-na-escola-cai-apos-a-pandemia-diz-ibge-meta-de-universalizacao-fica-distante.ghtml. Acesso em 25/10/2024.

TOKARNIA, Mariana. Uma em cada 3 famílias não aprendem o esperado na escola. Agência Brasil. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2024-12/uma-cada-3-familias-diz-que-filhos-nao-aprendem-o-esperado-na-escola. Acesso em: 25/08/2024.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

Artigos