O Brincar e o Desenvolvimento Psicomotor: Um Estudo Bibliográfico sobre o Ensinar Brincando
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4093Palavras-chave:
Brincadeiras, Desenvolvimento Psicomotor, Leitura, EnsinarResumo
O presente estudo, discute a importância dos jogos e brincadeiras, como ferramentas onde as crianças aprendem se divertindo no processo de ensino aprendizagem. Objetiva promover o desenvolvimento da leitura e escrita mediante brincadeiras, além da realização de jogos a fim de, despertar o interesse no processo de ensino aprendizagem. O ponto de partida para embasar o presente artigo discorre da intensificação de atividades lúdicas no ensino e suas contribuições, abrindo lacunas para o desenvolvimento do hábito de ler e escrever. As bases teóricas apresentam embasamento desde a importância do brincar na aprendizagem de conteúdo, o desenvolvimento da leitura através do brincar e a competência dos jogos através da leitura e escrita. Decorrente de uma problemática bastante alarmante, presente no processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental, transferindo a criança para uma realidade de leitura e escrita. Onde os jogos eram vistos como sinônimo de bagunça e desordem na sala de aula. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa, apresenta caráter qualitativo, de seguimento bibliográfico decorrente de orientações acadêmicas e estudos acerca do tema. Os resultados apontam que a arte de ensinar brincando é uma ação que poucos educadores e mediadores do conhecimento conseguem realizar, visto que o brincar faz parte da natureza da criança. Afirma-se com o estudo que, quando o brincar se volta para a sala de aula, o aluno consegue desenvolver-se e aprender mais sobre si mesmo, seu corpo e suas funções motoras e também sobre o ambiente que o rodeia.
Downloads
Referências
BELO, Aparecida Alves Leite; NUNES,Cícera Alves. A Influência Positiva da Brincadeira na Educação Infantil. Id on Line Rev.Mult. Psic., Dezembro/2020, vol.14, n.53,p. 280-292. ISSN: 1981-1179. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2871
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. 2018. Disponível em: https// portalmec.gov.br/ acesso em 03/09/2024.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: formação pessoal e social. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 1-71. (Vol. 2). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf>. Acesso em 05/09/2024.
DENZIN, N. K e LINCOLN, Y. L. Introdução a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa; In: DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. ( Orgs). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. Ed. Porto Alegre: Artemed, 2006. P 15-41.
FONSECA, V. Psicomotricidade: Perspectivas multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2008.
GALLAHUE, D., & OZMUN, J. C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. São Paulo: Phorte, 2005.
LE BOULCH, J. A Educação Psicomotora na Escola Primária. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
MEDRADO, Ana Claudia de Souza Menezes; Texeira,Verônica Rejane Lima;. A Relevância dos Jogos eBrincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil. Id on Line Rev.Mult. Psic., Dezembro/2020, vol.14, n.53, p. 260-270. ISSN: 1981-1179. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2869
MONTESSORI, Maria. Os conflitos durante o desenvolvimento, In: MONTESSORI, Maria. A criança. São Paulo: Círculo do livro. cap. 10, p. 84-88. MONTESSORI, Maria. A descoberta da criança: pedagogia científica. Tradução Pe. Aury Maria Azélio Brunetti. Campinas: Kírion, 2017. 347 p.
PIAGET, J. A Psicologia da Criança. Rio de Janeiro: Bertrand, 1971.
SANTOS, F. C. R. A ludicidade na alfabetização: perspectivas e possibilidades de novas aprendizagens. Trabalho de Conclusão de Curso, UTFPR, Medianeira/PR, 2014. Disponível <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/5382/1/MD_EDUMTE _VII_2014_45.pdf.>. Acesso em: 01 abril 2024.
SANTOS, Thayná da Silva; MENEZES, Aurelania Maria de Carvalho. A Importância do Lúdico no Processo de Ensino Aprendizagem eno Desenvolvimento Infantil. Id on Line Rev.Psic.,Dezembro/2021, vol.15, n.58, p. 660-668, ISSN: 1981-1179. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v15i58.3353
SMITH, P. K., e PELLEGRINI, A. The Nature of Play: Great Apes and Humans. New York: Guilford Press, 2013.
SOARES, Jiane Martins. A Importância do lúdico na Alfabetização Infantil. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/o-ludico-na-construção-da-aprendizagem Acesso em 04/09/2024.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
VYGOTSKY. Apud FANTACHOLI. Fabiane das Neves. A importância do brincar na Educação Infantil. CESUMAR, Maringá- Paraná. 2009. Disponível em: https://www.brasil escola.com- Acesso em 14 de Outubro de 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mirele Leila da Silva Barbosa, Maricélia Félix Andrade Bringel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.