Psicologia e Saúde Mental: O Espaço Escolar e a Inserção de Crianças e Adolescentes com Transtorno do Espectro Autista

Autores

  • Vittória Nórcio de Oliveira Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Zolnei Vargas Ernesta de Córdova Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC https://orcid.org/0000-0002-1114-3424
  • Cristiane da Silva Vieira Alves Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Rosimeri Vieira da Cruz de Souza Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4086

Palavras-chave:

Psicologia, Transtorno do Espectro Autista, Saúde Mental, espaço escolar, família, Diagnóstico

Resumo

A psicologia tem com proposta de ação desempenhar um papel crucial na inserção de crianças e adolescentes autistas no ambiente escolar. Por vezes as contribuições podem incluir o desenvolvimento de estratégias para promover a inclusão, fornecer apoio emocional e educacional, além de facilitar a compreensão das necessidades específicas desses alunos. As abordagens e técnicas psicológicas buscam criar ambientes escolares mais acessíveis e adaptados, promovendo uma educação inclusiva e respeitando a diversidade neurocognitiva. Neste sentido a pesquisa buscou compreender o papel da psicologia e suas atribuições no espaço escolar e como ocorre a inserção das crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista, visando a saúde mental destes. Além disso, buscou-se compreender a família frente ao diagnóstico do TEA, bem como investigar em conteúdos literários, metodologias pedagógicas nos espaços escolares. Por meio desta pesquisa literária, foi possível levantar recortes por meio de pesquisas anteriores sobre o tema em questão. A metodologia da pesquisa foi de caráter qualitativo, onde o estudo da pesquisa foi através de uma revisão da bibliografia de outras pesquisas anteriores realizadas e que contemplem o referido tema.   

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Biografia do Autor

Vittória Nórcio de Oliveira, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Acadêmica de Psicologia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.

Zolnei Vargas Ernesta de Córdova, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Especialista em Gestão do Sistema Único de Assistência Social e Metodologia interdisciplinar do Ensino Superior. Psicólogo/coordenador do Programa Acolher - UNESC e Docente da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) pelo curso de Psicologia.

Cristiane da Silva Vieira Alves, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Psicóloga, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e em Saúde Mental, Mestra em Ciências da Saúde e Professora na Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Rosimeri Vieira da Cruz de Souza, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Psicóloga, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e Gestão Estratégica de Pessoas, Mestra em Administração e Coordenadora do Curso de Psicologia na Universidade do Extremo Sul Catarinense.

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Publicado

2024-10-31

Edição

Seção

Artigos