A Docência e as Práticas Assistidas e Metodologias Ativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4065

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Ensino-aprendizagem, Estratégias metodológicas inovadoras

Resumo

A utilização de metodologias ativas redesenha o cenário tradicional de ensino e aprendizagem, uma vez que possibilitam ao aluno ser colocado no centro do processo de ensino e aprendizagem, tornando-o construtor do seu conhecimento através de um currículo que acrescenta as distintas disciplinas, possibilitando que ele amplie seu olhar acerca do ser humano, nas suas relações com a sociedade e com o ambiente. Dessa forma torna-se imprescindível priorizar a utilização de estratégias metodológicas inovadoras, que permitam o desenvolvimento de um egresso com perfil capaz de mobilizar mudanças no e para o processo de trabalho. Concluiu-se, pois, que, é importante e urgente, um ensino em que o aluno possa refletir sobre suas ações, verificar seu posicionamento enquanto sujeito social e político. São essas, as chamadas práticas pedagógicas, que possibilitam ao professor uma proposta cada vez mais crítica e reflexiva.

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Biografia do Autor

Reinaldo da Costa Sacramento, Instituto Federal do Amapá.

Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade ATUAL e Especialista em Educação Global, Desenvolvimento Humano e Gestão da Inovação pela UNIFUTURO. Mestre em Linguagem, Comunicação e Cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Atualmente é professor de Língua Portuguesa no Instituto Federal do Amapá. 

Cleyde Nascimento da Silva, Florida Christian University - Orlando - EUA.

Graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Superior, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pela Centro Universitário Internacional Uninter, em Educação a Distância pela Universidade Católica Dom Bosco e em Educação Global, Desenvolvimento Humano e Gestão da Inovação pela Unifuturo. Mestrado em Ciências da Educação pela Florida Christian University.

Tiago Teixeira da Silva, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, MG.

Bacharel em Sistemas de Informação. Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. Universidade FUMEC, Belo Horizonte, MG.

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Publicado

2024-10-31

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Artigos