A Docência e as Práticas Assistidas e Metodologias Ativas
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4065Palavras-chave:
Metodologias ativas, Ensino-aprendizagem, Estratégias metodológicas inovadorasResumo
A utilização de metodologias ativas redesenha o cenário tradicional de ensino e aprendizagem, uma vez que possibilitam ao aluno ser colocado no centro do processo de ensino e aprendizagem, tornando-o construtor do seu conhecimento através de um currículo que acrescenta as distintas disciplinas, possibilitando que ele amplie seu olhar acerca do ser humano, nas suas relações com a sociedade e com o ambiente. Dessa forma torna-se imprescindível priorizar a utilização de estratégias metodológicas inovadoras, que permitam o desenvolvimento de um egresso com perfil capaz de mobilizar mudanças no e para o processo de trabalho. Concluiu-se, pois, que, é importante e urgente, um ensino em que o aluno possa refletir sobre suas ações, verificar seu posicionamento enquanto sujeito social e político. São essas, as chamadas práticas pedagógicas, que possibilitam ao professor uma proposta cada vez mais crítica e reflexiva.
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