Espaços Não Escolares e a Educação Permanente como possibilidade da Autenticidade do Ser Humano

Autores

  • Eliza Fernandes Moreira World University Ecumenal
  • Francieudo da Silva Torres Universidad Autónoma de Asuncíon
  • José Roberto Moura Rolim Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
  • Ronney Costa de Morais World University Ecumenical

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4063

Palavras-chave:

Pedagogia, Contemporaneidade, Tecnologia, Educação

Resumo

O presente trabalho pretende apresentar aspectos da educação na atualidade, discorre sobre as propostas para a educação permanente e os desafios na era tecnológica, a pedagogia na contemporaneidade dentro e fora da escola e o seu papel em espaços não escolares. Fundamenta-se teoricamente em Paulo Freire (2018), Werneck (2019) e Paiva Neto (2024), entre outros. Este trabalho se justifica a partir do momento em que se discutem os aspectos a valorização da educação, a participação da família dentro do processo de ensino e pretende, portanto, servir como parâmetro junto aos pais que poderão se conscientizar do seu papel na aprendizagem dos filhos. Sendo uma pesquisa bibliográfica, desenvolveu-se a partir do estudo teórico-bibliográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliza Fernandes Moreira, World University Ecumenal

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN ;e em Ciência da Religião pela Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA.  Mestrado Interinstitucional em Ciências da Educação pela World University Ecumenal.

Francieudo da Silva Torres, Universidad Autónoma de Asuncíon

Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asuncíon, Especialista em Educação Musical pela Universidade Candido Mendes e Bacharel em Música (violoncelo) pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

José Roberto Moura Rolim, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Graduado em Ciências da Religião pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN. Especialista em História das Religiões pela Educaminas. Vice coordenador do GRUPECOM (Grupo de Pesquisadores do Pensamento Complexo).

Ronney Costa de Morais, World University Ecumenical

Graduação em Filosofia pela - Faculdade Batista Brasileira (FBB) e em História pelo - Claretiano Centro Universitário (CEUCLAR) . Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutorando em Ciências da Educação pela World University Ecumenical (WUE).

Referências

ALMEIDA, Maria da Conceição de. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

AMBROSIM, Inês. A tecnologia nas práticas pedagógicas da educação. Revista Tópicos, v. 2, n. 7, p. 1-12, 2024.

BNCC. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base, Ministério da Educação, [Livro Eletrônico], Brasília, DF: CONSED/UNDIME, 2018.

BUENO, Andréia, et al. A tecnologia como possibilidade para uma educação cidadã. Revista Amor Mundi, v. 5, n. 2, p. 155-160, 2024. DOI: https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.410

CAMOZZATO, Viviane Castro; COSTA, Marisa Vorraber. A educação permanente e as impermanências na educação. Educar em Revista, n. 1, p. 153-169, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.49313

CORTELLA, Mario Sergio. Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes, São Paulo: Cortez, 2014.

CORTELLA, Mario Sergio. Educação, convivência e ética: audácia e esperança! São Paulo: Cortez, 2015.

DELORS, J. Educação um Tesouro a Descobrir. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 1998.

MILL, Daniel. Transformação digital e educação híbrida na américa latina: um olhar sobre desafios e estratégias. Educação em Revista, Belo Horizonte. v.40, e52423. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698-52423

MOREIRA, Eliza Fernandes. A BNCC nas escolas públicas e privadas de Mossoró/RN, sob a perspectiva da equipe gestora e corpo docente, Mossoró-RN: 2021.

OLIVEIRA, Francisco Thiago Medeiros de. Dificuldades e potencialidades da apropriação de dispositivos móveis nas práticas dos professores. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas/PB, 2021.

PAIVA NETO, Julio Fernandes. As tecnologias digitais no contexto escolar: riscos, regras, normas, cidadania na utilização. Revista Tópicos, v. 2, n. 10, p. 1-12, 2024.

PEDRO, Neuza; SANTOS, Cassio; MATTAR, João. Competências digitais na educação: uma visão global. In: PEDRO, Neuza; SANTOS, Cassio; MATTAR, João (coord.). Competências digitais: desenvolvimento e impacto na educação atual. Instituto de Educação – Ulisboa, 2020. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/59595/1/EXXI_NPedro CSantosJMattar_CompetenciasDigitais_EBOOK.pdf. Acesso em: 12 jul. 2024.

WERNECK, Hamilton. Desaprender reaprender desobedecer, Rio de Janeiro: Wak, 2019.

Downloads

Publicado

2024-10-31

Edição

Seção

Artigos