Vivências da Educação Religiosa Laica na Contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4062

Palavras-chave:

Educação Religiosa, Transformações sociais, Ciências da religião

Resumo

O presente estudo se propôs a discutir sobre as vivências da Educação religiosa laica, na contemporaneidade. O Ensino Religioso, assim como qualquer outro aspecto cultural é constituído e construído dentro de um contexto histórico-social que passa por inúmeras mudanças e transformações naturais da evolução humana, em que algumas dessas mudanças marcam a história da humanidade pelo impacto que causam aos sujeitos que a compõe. O estudo concluiu que, ao adotar as ciências da religião como referência, parece implicar em consentir e garantir o respeito ao diferente, enxergando a existência das diversas manifestações religiosas como práticas culturais, onde cada sujeito tem a sua forma própria de reverenciar o sagrado. Compreende-se dessa forma, que a religião se representa como algo importante na vida social e ética do cidadão.

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Biografia do Autor

Reinaldo da Costa Sacramento, Instituto Federal do Amapá

Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade ATUAL e Especialista em Educação Global, Desenvolvimento Humano e Gestão da Inovação pela UNIFUTURO. Mestre em Linguagem, Comunicação e Cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Atualmente é professor de Língua Portuguesa no Instituto Federal do Amapá.

Teresinha Silva de Araújo, Centro de Ensino Superior do Amapá

Graduação em Direito pelo Centro de Ensino Superior do Amapá. Chefe do Núcleo de Correição Administrativa Disciplina - Corregedoria Geral do Estado do Amapá.

Tiago Teixeira da Silva

Bacharel em Sistemas de Informação. Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento.

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Publicado

2024-10-31

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Artigos