Diagnóstico e singularidades da criança com Síndrome de Coffin-Siris: um relato de experiência
Palavras-chave:
Deficiência, Síndrome de Coffin-Síris, Psicopedagogia, Linguagem, Teoria Histórico-Cultural, AprendizagemResumo
Percebemos a escassez de informações sobre a síndrome de Coffin-Siris durante o acompanhamento pedagógico de uma criança de 3 anos com esta condição. Na literatura biomédica, o diagnóstico é descrito como um conjunto de características de hipoplasia ou aplasia, dismorfismos faciais, interrupções intelectuais etc. Por meio da compreensão histórico-cultural do desenvolvimento de pessoas com deficiência, e com base no Método Dias-Presotti, organizamos recursos e estratégias para o processo de ensino. Apresentamos nosso relato de experiência de intervenção psicopedagógica ocorrido por 5 meses, e os decorrentes indícios dos processos de aprendizagem e de desenvolvimento da linguagem da criança. Com este trabalho pretendemos contribuir com a ampliação dos diálogos acerca desta condição.
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