Centro Socioeducativo Padre Cícero: O Adolescente Privado de Liberdade e sua Relação com a Escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4036

Palavras-chave:

Adolescente, educação escolar, conflito com a lei, privação de liberdade

Resumo

O presente artigo analisa a relação com a escola dos adolescentes privados de liberdade no Centro Socioeducativo Padre Cícero, no município de Juazeiro do Norte – Ceará, na perspectiva da Teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot, procurando entender como esses jovens vivenciam o processo educacional em um contexto marcado por restrições e vulnerabilidades. O artigo objetiva analisar como os adolescentes se relacionam com a escola e que sentidos atribuem à mesma. Inicialmente faremos uma abordagem sobre o SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, lei 12.594 de 18 de janeiro de 2012), em seguida delineamos um perfil socioeconômico, familiar e escolar dos internos. No ponto seguinte, analisaremos os sentidos/significados que esses adolescentes atribuem à escola. Para alcançar os objetivos propostos, utilizamos como recursos teórico-metodológicos a pesquisa documental com a análise da legislação nacional e estadual sobre o tema. No âmbito da pesquisa qualitativa utilizou-se para a coleta de dados, a aplicação dos instrumentos balanços do saber e entrevistas semiestruturadas. O recorte temporal da coleta de dados foi realizado no segundo semestre de 2022 e primeiro semestre de 2023.  A análise possibilitou que as pesquisadoras concluíssem que, apesar de todas as situações de vulnerabilidade, os adolescentes, na sua maioria, atribuem à escola o meio fundamental para alteração positiva do contexto em que vivem. Entretanto, percebeu-se também que alguns não vislumbram essa mudança somente através, evidenciando a necessidade/utilidade da aprendizagem escolar para a consecução de um trabalho/emprego.

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Biografia do Autor

Francisca Carminha Monteiro de Lima Salatiel de Alencar, Universidade Regional do Cariri - URCA.

Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Professora do curso de Direito da Universidade Regional do Cariri- URCA. Doutoranda em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Crislane Barbosa Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Associada III do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo e do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. É Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Especialista em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

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Publicado

2024-10-31

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Artigos