Centro Socioeducativo Padre Cícero: O Adolescente Privado de Liberdade e sua Relação com a Escola
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4036Palavras-chave:
Adolescente, educação escolar, conflito com a lei, privação de liberdadeResumo
O presente artigo analisa a relação com a escola dos adolescentes privados de liberdade no Centro Socioeducativo Padre Cícero, no município de Juazeiro do Norte – Ceará, na perspectiva da Teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot, procurando entender como esses jovens vivenciam o processo educacional em um contexto marcado por restrições e vulnerabilidades. O artigo objetiva analisar como os adolescentes se relacionam com a escola e que sentidos atribuem à mesma. Inicialmente faremos uma abordagem sobre o SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, lei 12.594 de 18 de janeiro de 2012), em seguida delineamos um perfil socioeconômico, familiar e escolar dos internos. No ponto seguinte, analisaremos os sentidos/significados que esses adolescentes atribuem à escola. Para alcançar os objetivos propostos, utilizamos como recursos teórico-metodológicos a pesquisa documental com a análise da legislação nacional e estadual sobre o tema. No âmbito da pesquisa qualitativa utilizou-se para a coleta de dados, a aplicação dos instrumentos balanços do saber e entrevistas semiestruturadas. O recorte temporal da coleta de dados foi realizado no segundo semestre de 2022 e primeiro semestre de 2023. A análise possibilitou que as pesquisadoras concluíssem que, apesar de todas as situações de vulnerabilidade, os adolescentes, na sua maioria, atribuem à escola o meio fundamental para alteração positiva do contexto em que vivem. Entretanto, percebeu-se também que alguns não vislumbram essa mudança somente através, evidenciando a necessidade/utilidade da aprendizagem escolar para a consecução de um trabalho/emprego.
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