Análise da Contribuição das Aulas de Campo na Formação Geográfica dos Estudantes do Ensino Fundamental

Autores

  • Tiago de Figueiredo Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central
  • Maricélia Félix Andrade Bringel Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i72.4026

Palavras-chave:

Geografia, Ensino, Aulas de campo

Resumo

A presente pesquisa procurou entender como as aulas de campo poderiam incentivar o estudo e compreensão dos conteúdos geográficos, analisando os benefícios, visto como a teoria e a pratica se uniriam no processo de ensino-aprendizagem, além de perceber a atuação da interdisciplinaridade na pesquisa de campo em decorrência das diversas facetas que o espaço apresenta e da ineficiência da atuação unilateral de uma única disciplina perante as complexidade do mundo, e por fim, descrever as características principais que compõem esta atividade, com o intuito de se ter uma melhor noção das etapas pertinentes a sua realização. Para tanto, utilizou-se um estudo bibliográfico de caráter qualitativo com os descritores: geografia and ensino and aulas de campo, nos sites Scielo, Periódico Capes e Google Acadêmico, em que se verificou uma adesão expressiva da aprovação do uso desta metodologia, em decorrência dos proveitos percebidos, ademais, foram relatadas as dificuldades de sua realização como a falta de preparo por parte doa professores, que não são ensinados de forma decente a com realizar a sua aplicação e para mais, o uso das aulas de campo como um meio efetivo de iniciação cientifica, no tocante ao fato de apresentar um método de estudo que estimule os alunos a pesquisarem os fenômenos que os circulam, através de uma análise que pode ser local, o lugar de pertencimento, afetividade do aluno ou um espaço não familiar, mas que se bem trabalhado pode gerar um engajamento que por objetivo principal tem a capacitação do indivíduo de perceber e resolver questões pessoais e coletivas.

 

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Biografia do Autor

Tiago de Figueiredo, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Maricélia Félix Andrade Bringel, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

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Publicado

2024-07-31

Edição

Seção

Artigo de Revisão